EQAVET

O que é o Quadro EQAVET?

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

Como funciona?

Estabelecer metas e objetivos claros, apropriados e mensuráveis, em termos de políticas, procedimentos, tarefas e recursos humanos.

  • São fixados e supervisionados metas e objetivos explícitos, e são definidos programas para os atingir.
  • É organizada uma consulta permanente com as partes interessadas a fim de identificar necessidades locais/individuais específicas.
  • Os prestadores de EFP planeiam iniciativas de cooperação com outros prestadores de EFP e outras partes interessadas relevantes.

Estabelecer procedimentos para assegurar o alcance de metas e objetivos (por exemplo, desenvolvimento de parcerias, envolvimento das partes interessadas, alocação de recursos e procedimentos organizacionais ou operacionais).

São apoiadas de modo explícito parcerias pertinentes e abrangentes para levar a cabo as ações previstas, incluindo as parcerias entre professores e formadores.

  • Os programas dos provedores de EFP permitem que os formandos/aprendizes alcancem os resultados de aprendizagem esperados e se envolvam no processo de aprendizagem.
  • Os prestadores de EFP respondem às necessidades de aprendizagem dos indivíduos, recorrendo a abordagens pedagógicas e a metodologias de que permitem aos formandos/aprendizes alcançar os resultados esperados da aprendizagem.
  • Os prestadores de EFP recorrem a métodos válidos, precisos e fiáveis para avaliar os resultados de aprendizagem dos indivíduos.

Conceber mecanismos para a avaliação das realizações e dos resultados, recolhendo e processando dados, de modo a fazer avaliações informadas.

  • A avaliação e a revisão incluem mecanismos adequados e eficazes para envolver as partes interessadas a nível interno e externo.

Desenvolver procedimentos para alcançar os resultados visados e/ou novos objetivos; após o processamento do feedback, as principais partes interessadas conduzem a discussão e a análise, a fim de elaborar procedimentos para a mudança.

  • São recolhidas impressões dos formandos sobre as suas experiências individuais de aprendizagem e o ambiente de aprendizagem e ensino. São utilizadas conjuntamente com as impressões dos professores, para inspirar novas ações.
  • Os procedimentos de recolha de feedback e de revisão fazem parte de um processo estratégico de aprendizagem da organização, apoiam o desenvolvimento de uma oferta de alta qualidade e melhoram as oportunidades para os formandos.