Projeto OMG – Open Minded Generation

O projeto OMG – Open Minded Generation (“Geração de Mente Aberta”) pretende proporcionar aos participantes, e à comunidade escolar envolvente, o conhecimento de semelhanças e diferenças entre países europeus, grupos minoritários e discriminação devido a estereótipos, de modo a evitar e combater estes problemas.

A mobilidade de alunos e professores da Epralima, que se realizou na cidade de Ramnicu-Valcea na Roménia, de 22 a 28 de setembro, permitiu derrubar barreiras físicas e culturais entre os participantes, sendo de realçar a riqueza do programa apresentado pelos parceiros romenos da escola Matei Basarab, do qual se podem destacar as visitas aos centros de proteção às Vítimas de Violência Doméstica e ao Centro de Prevenção do Abandono Infantil, assim como à Therapeutic Aleea, um local onde foi possível experienciar uma terapêutica caminhada descalços na natureza.

As atividades dinamizadas pelos alunos romenos foram repletas de animação e reflexão, pois incidiram sobre a temática da prevenção do bullying e descriminação. Os jogos do último dia tiveram como propósito reduzir atos de violência, agressões verbais e físicas durante competições desportivas, uma realidade transversal a todos os países envolvidos.

Na vertente cultural da mobilidade, a visita à cidade de Sibiu foi notável, assim como às oficinas de olaria, bordados e tecelagem.

A próxima mobilidade do OMG será realizada na Epralima, entre os dias 24 e 30 de novembro, e terá como tema central “As Religiões”.