Informações sobre o 3º Período

A Epralima elaborou um Plano de Ensino à Distância (já aplicado nas duas semanas anteriores ao final do segundo período) utilizando para isso, vários instrumentos de apoio educativo como por exemplo a plataforma Teams, e-mail, entre outras. Procurando assim encontrar as melhoras respostas para toda a comunidade escolar, permitindo a todos os alunos o acesso às aprendizagens.

Como é do domínio público, o Primeiro Ministro anunciou, no passado dia 9 de abril de 2020, as condições de funcionamento do terceiro período letivo.

Em síntese, foram dadas as seguintes informações:

  • O 3.º período começou no dia programado, 14 de abril, mas ainda sem aulas presenciais. A formação à distância manter-se-á até ao final do ano letivo para todos os anos de ensino, à exceção do 11.º e 12.º anos em que se procurará, quando possível e nas condições de segurança, retomar as aulas presenciais das disciplinas sujeitas a exame nacional. Não obstante esta possibilidade, a decisão ainda será analisada, em função da evolução da pandemia.
  • Os exames nacionais do ensino secundário ficam adiados para julho (primeira fase, entre dos dias 6 e 23) e setembro (segunda fase, entre os dias 1 e 7).
  • Face a esta alteração do calendário de exames, a atividade letiva poderá estender-se até 26 de junho.

No Ensino Profissional
Para já, e até novas orientações:

  • Todas as turmas se mantêm em aulas à distância (à semelhança dos últimos 15 dias do 2º período).
  • O regresso a atividades letivas presenciais, a ocorrer e se determinado pelo governo, só se verificará sob determinadas circunstâncias.
  • Relativamente às Provas de Aptidão Profissional poderão realizar-se em regime não presencial e a Formação em Contexto de Trabalho poderá ser substituída por práticas simuladas, entre outras soluções.

Bom regresso às aulas!