História de sucesso de uma aluna estrangeira

Núria Rita Ceita – Uma mulher simples, que gosta das coisas simples da vida. Trabalha como oficial da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, onde exerce funções de diretora de gabinete do comandante da Guarda Costeira. Concluiu, na Epralima, o curso profissional de Técnico de Energias Renováveis.

Depois de terminar o curso profissional na Epralima, entrou na Academia Militar, na Amadora, seguindo depois para a Escola Naval, no Alfeite, onde fez o mestrado integrado em Administração Naval. Depois de terminar o curso voltou para São Tomé e Príncipe, onde atualmente trabalha, como oficial da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, com funções de diretora de gabinete do comandante da Guarda Costeira, trabalha, também, na secção das finanças da mesma instituição.

Com uma personalidade forte, admite que é muito teimosa, mas num bom sentido, luta pelas coisas em que acredita. Refere que a sua principal característica, aquela que, na sua opinião, todos deveriam ter, é a empatia, consegue sempre colocar-se no lugar dos outros, pois só assim, refere, “conseguimos compreender as suas posições”.  Adora estar em família, ler e viajar. Defende os direitos da mulher, sempre que pode, e continua a acreditar num mundo mais justo para todos.

O trabalho permite-lhe viajar muito, algo que adora fazer, e conhecer diversos locais em todo o mundo, os Estados Unidos é um dos seus pontos de referência a nível profissional, país que visita com frequência, e onde se encontra no momento a trabalho.

A Núria é, sem dúvida, um exemplo de uma mulher de sucesso, que com esforço e determinação luta todos os dias para alcançar os seus objetivos.

Parabéns Núria!

Qual o momento mais marcante que tiveste na Epralima?
“Não consigo definir um único momento marcante, porque todos os momentos que passei na Epralima foram especiais. Fui muito bem acolhida tanto pelos funcionários como pelos professores. As atividades que a escola organizava, proporcionavam, para além do convívio entre diversas culturas, a troca de experiências, de tradições e de modos de vida. Realmente, senti-me em casa durante o tempo que estudei lá, mesmo estando a milhares de quilómetros de distância da minha “casa”.”

Como defines a Epralima?
“Para mim, Epralima é uma oportunidade! É uma escola que dota os seus alunos de ensinamentos e ferramentas que os tornam aptos para a vida profissional. A qualidade de ensino é excelente!”

Voltar à página "Gerações de Talento"