Descrição Geral do Projeto

As alterações climáticas constituem um problema real que afeta todo o planeta terra. Hoje em dia, as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global tornaram-se mais visíveis devido ao aumento dos níveis de gases provocando o efeito estufa. Um dos principais objetivos da Europa é reduzir a emissão de gases provocados pelo efeito estufa e aumentar as fontes de energia renováveis (Europa 2020, 2010). Todas as pessoas do planeta terra são responsáveis pelas alterações climáticas. Todos nós devemos fazer algo para evitar isso. Sensibilizar as pessoas sobre as alterações climáticas é uma das formas mais importantes para reduzir o seu impacto. Os professores que são os arquitetos da sociedade e os alunos que criam o futuro da sociedade fazem parte integrante do centro da solução.

Nesta medida, eles têm um papel importante a desempenhar no nosso projeto. Ter parceiros provenientes de diferentes locais geográficos é crucial para  se ter noção dos efeitos climáticos e geomorfológicos devidos à alterações climáticas em diferentes condições. Acreditamos que este problema global não será resolvido a menos que o analisemos globalmente e tentemos reduzir seus efeitos de uma forma conjunta. O objetivo do nosso projeto é proporcionar uma educação inclusiva e efetiva com foco no aumento da consciencialização dos alunos sobre os problemas ambientais.

Envidaremos os nossos esforços para explorar os indícios concretos das alterações climáticas e abranger muitas pessoas para se cooperar sobre possíveis soluções. Vários tipos de impacto causados pelas alterações climáticas nos diferentes países relacionados com o clima e formações geomorfológicas serão analisados, com recurso aos métodos científicos. Neste projeto, pretendemos essencialmente:

  • Aumentar o conhecimento e a competência sobre as alterações climáticas, através da observação das mudanças morfológicas e hidrográficas causadas pelas alterações climáticas em diferentes locais.
  • Partilhar ideias sobre as mudanças climáticas nas diferentes regiões, fornecendo informações sobre as características climáticas, classificadas com gráficos de precipitação e temperatura.
  • Motivar os alunos para encontrarem soluções que reduzam as alterações climáticas;
  • Desenvolver ideias práticas sobre fontes de energia renováveis;
  • Sensibilizar os alunos para a poupança através da concretização de ideias criativas.

Pretendemos assim aumentar a consciencialização sobre as alterações climáticas, fazendo com que os alunos e professores tenham a oportunidade de vivencia-las em diferentes países. Uma aprendizagem ativa irá melhorar a consolidação do conhecimento. Os participantes irão colaborar uns com os outros, o que facilitará a compreensão o facto de que os nossos problemas e soluções são comuns e que somos o mundo juntos.


Grupo-alvo
  • Professores de ciências e geografia;
  • Alunos com poucas oportunidades.

Atividades

Todos os parceiros, numa base de cooperação mútua, irão perseguir as seguintes atividades:

  1. As alterações climáticas regionais serão examinadas através da utilização da classificação climática “De Martonne”. Cada parceiro irá providenciar informação sobre a classificação das características climáticas com gráficos sobre a precipitação e temperatura.
  2. Análise dos efeitos hidrográficos provocados pelo aquecimento global e alterações climáticas, no Lago Tuz (lago de sal), hidrografia do Minho-Lima e Mar Sarmatic;
  3. Análise em termos das mudanças na fitologia, causadas pela alterações climáticas no vale de Ihlara, no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no rio Strymonas e recolha de espécies para herbário.
  4. Desenho de caricaturas pelos alunos, sobre o aquecimento global e alterações climáticas;
  5. Observação das oscilações de pontos solares no Planetário do Porto;
  6. Desenho criativo de materiais de resíduos pelos alunos para ficarem sensibilizados para a poupança;
  7. Realização de uma visita de estudo para examinar a topografia do vulcão em Cappadocia;
  8. Estudo de campo em Narlıgöl (lago na cratera), lago Kerkini, Gruta de Alistrati e portas de ferro para observar as alterações morfológicas e hidrográficas causadas pelas alterações climáticas;
  9. Visitas científicas nas áreas de energia solar e produção de biogás, para dar informações sobre as fontes de energias renováveis, como por exemplo à Resinorte, EDP e Enercon.
  10. União e combinação dos dados obtidos nas diferentes regiões geográficas, o que permitirá visualizar os vários impactos das alterações climáticas em detalhe, proporcionando deste modo um conhecimento mais abrangente sobre as alterações climáticas;
  11. Conceção de uma brochura chamada ” As pegadas das alterações climáticas desde Anatólia até a Europa ”, que incluirá o impacto das alterações climáticas e propostas de soluções.
  12. Criação de vídeos sobre o impacto das alterações climáticas em cada país e partilha nas redes sociais.
  13. Os alunos e professores irão escrever as suas observações e ideias para serem publicados no site do projeto.
  14. Realização de um documentário sobre o impacto das alterações climáticas;
  15. Utilização do Portal E-twinning.

Parceria
  • EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima;
  • Liceul Matei Basarab Craiova (Craiova, Roménia)
  • 2nd High School Of Serres (Serres,Grécia)

Privacy Preference Center