Descrição Geral do Projeto

O objetivo deste projeto é dar resposta a um conjunto de necessidades diretamente relacionadas com as exigências de modernização dos sistemas educativos na Europa, promovendo junto dos professores a importância de incorporar a inovação e a criatividade no ensino.

A importância da criatividade e da inovação na resposta às crises económicas, ambientais e sociais tem sido reconhecida por todos. As políticas recentes apelam ao reforço da capacidade de inovação da Europa e ao desenvolvimento de uma economia e sociedade criativas e intensivas em conhecimento. A formação e a educação atuais não satisfazem as exigências das organizações e das empresas para os trabalhadores com capacidades inovadoras, de resolução de problemas e de empreendedorismo.

Embora as autoridades educativas dos países participantes reconheçam o papel da educação e da formação no triângulo do conhecimento, falta dar o passo para realmente conceber e integrar a criatividade e a inovação nos currículos escolares.

  1. NECESSIDADE DE COMPETÊNCIAS-CHAVE SOBRE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: A importância da criatividade e da inovação na resposta às crises económicas, ambientais e sociais tem sido reconhecida na Europa.
  2. NECESSIDADE DE REDUZIR A TAXA DE ABANDONO ESCOLAR: A taxa de insucesso escolar entre os 18 e os 24 anos é de 10,9% na UE, com países onde este número duplica, por exemplo, Espanha, Chipre, Grécia e Turquia. As autoridades, instituições e escolas participantes reconhecem que preparar os alunos e motivá-los para continuar a aprendizagem é fundamental para reduzir as taxas de insucesso e aumentar o nível de educação.
  3. NECESSIDADE DE REALIZAR UMA MUDANÇA NAS ESCOLAS E NOS PROFESSORES: as escolas têm o dever de proporcionar aos seus alunos uma educação que lhes permita adaptar-se a um ambiente cada vez mais globalizado, competitivo, diversificado e complexo, onde a criatividade, a capacidade de inovar, um sentido de iniciativa, empreendedorismo e um compromisso para continuar aprendendo são tão importantes quanto o conhecimento específico de um determinado assunto.

A abordagem TEACH INC acredita que é possível mudar estas realidades, alterando a forma como os professores ensinam, dando-lhes as habilidades, técnicas e conhecimentos para incorporar a criatividade e a inovação nas suas aulas.


Grupo-alvo
  • PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO (incluindo futuros professores): principais usuários das técnicas e do aplicativo TEACH INC;
  • ESCOLAS SECUNDÁRIAS: as decisões sobre a adoção de novos métodos e instrumentos de aprendizagem são tomadas ao nível das instituições de ensino;
  • INSTITUIÇÕES e OUTRAS ORGANIZAÇÕES DE ENSINO: a educação atual dos futuros professores não os prepara para incorporar criatividade e inovação no ensino.

Atividades

O TEACH INC tem como objetivo identificar as necessidades acima mencionadas, proporcionando aos professores do ensino secundário conhecimento sobre técnicas e competências necessárias para incorporar a inovação da criatividade nas suas atividades de ensino. Ao proporcionar-lhes essas técnicas, eles serão capazes de preparar melhor os seus alunos, para o mercado de trabalho e contribuir para a redução do insucesso escolar. Para que isso aconteça, o projeto desenvolverá materiais e conteúdos de aprendizagem, com base nas necessidades dos professores e das escolas, entregues através do aplicativo/plataforma TEACH INC e ambiente de aprendizagem, o que lhes permitirá implementar abordagens de aprendizagem, que fomentem a criatividade e a inovação entre os seus alunos. Assim, como aumentar a aprendizagem interativa entre professores, alunos e colegas no ambiente escolar.


Parceria
  • EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima, Arcos de Valdevez (Portugal);
  • LIETUVOS EDUKOLOGIJOS UNIVERSITETAS, Vilnius (Lituânia);
  • X-PANEL LTD Cyprus, (Chipre);
  • NOVOMATIX P.C Greece (Grécia);
  • DOUKA EKPAIDEFTIRIA AE – PALLADION LYKEION EKFPAIDEUTHRIA DOUKA, (Grécia);
  • EOLAS S.L. Spain, (Espanha);
  • INSTITUTO DE ENSEÑANZA SECUNDARIA MIGUEL DURÁN Spain, (Espanha);
  • UC LIMBURG Belgium (Bélgica);

Privacy Preference Center