Descrição Geral do Projeto

A sociedade, em que vivemos, complexa e em constante mudança, torna cada vez mais evidente a necessidade de repensar a Educação.

A diversidade de opções, a fragilidade do conhecimento e a responsabilidade social têm exigido maior empenho por parte dos atores intervenientes no processo de ensino-aprendizagem.

As instituições de ensino, a todos os níveis, procuram assimilar essas mudanças, desenvolvendo modelos e práticas que permitam acompanhar este processo de mudança.

As técnicas e métodos de ensino-aprendizagem convencionais estão a ser substituídos por uma abordagem de ensino-aprendizagem centrada no aluno, a qual enfatiza as competências do século XXI, particularmente as competências básicas e as competências de alto nível, tornando-se, portanto obsoletas e com os quais professores não conseguem motivar os alunos e captar a sua atenção durante as aulas.
Se a isto aliarmos o facto de os alunos de hoje ocuparem a maior parte do seu tempo fora da Escola, com ferramentas TIC ou em redes sociais, não gostarem de estudar, realizar trabalhos de casa e apresentarem uma falta de competências básicas no que toca ao sentido de responsabilidade, resolução de problemas, empreendedorismo, criatividade, colaboração, pensamento analítico, pensamento crítico, entre outras.

Torna-se imprescindível alterar as metodologias de ensino presentes nas salas de aula convencionais, por não serem atrativos para eles.

Para apoiar esta mudança, a média digital, oferece vários recursos ricos em software de aprendizagem e aplicativos práticos, que cativam e motivam imenso os alunos.

Tal como defende Rogers, “ensinar é mais do que transmitir conhecimento, é despertar a curiosidade, é instigar o desejo de ir além do conhecido. É desafiar a pessoa a confiar em si mesmo e dar um passo em busca de mais.”


Grupo-alvo
  • Professores: Como resultado deste projeto, os professores irão reforçar significativamente as suas competências profissionais e as competências digitais, melhorando as suas qualificações no que toca às metodologias inovadoras de ensino, estratégias e técnicas de aprendizagem ativas;
  • Alunos: serão informados sobre técnicas ativas de aprendizagem, recursos de e-learning gratuitos e ferramentas web 2.0, assim como, sobre as competências transversais necessárias / competências do século XXI;
  • Pais/encarregados de educação: ao serem informados sobre técnicas ativas de aprendizagem, recursos de e-learning gratuitos e ferramentas web 2.0, assim como, sobre as competências transversais necessárias / competências do século XXI, os pais e encarregados de educação serão capazes de apoiar e orientar os seus educandos de uma forma mais consciente;
  • Stakeholders educacionais: Os resultados do nosso projeto será apresentado a outras entidades ligadas à educação através de uma conferência pública local, que será organizada por todos os parceiros do projeto.

Objetivos
  1. Melhorar as competências básicas e profissionais dos professores tal como indicado na Estratégia Europa 2020.
  2. Melhorar o conhecimento dos professores sobre as técnicas, os métodos inovadores e interativos, assim como, as suas competências digitais, de modo a serem capazes de:
    – Tornar as aulas mais atrativas e proveitosas para os alunos;
    – Melhorar a qualidade, a produtividade e a eficiência das aulas;
    – Melhorar as competências de alto nível e as competências básicas e transversais dos professores e alunos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
    – Motivar os alunos para um melhor desempenho escolar;
  3. Criar um ambiente na sala de aula mais atrativo, eficaz e inovador, que se adequa aos jovens da era digital;
  4. Aumentar a consciencialização dos professores, alunos e Encarregados de Educação sobre os seus novos papéis, como atores, no processo de ensino e aprendizagem através de seminários, reuniões e workshops;

Este projeto tem como resultado principal um desempenho mais ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem, enquanto os professores irão desempenhar um papel de mera orientação no processo de ensino-aprendizagem para que alunos consigam adquirir competências transversais, necessárias para a realidade do século XXI. Por outras palavras os professores estarão OUT, os alunos estarão IN.


Atividades

Reuniões Internacionais
Ao longo do desenvolvimento do Projeto serão realizadas 5 reuniões Transnacionais

  • Em dezembro de 2016, foi realizada a primeira reunião na Turquia;
  • Em abril de 2017, foi realizada a segunda reunião do Projeto em Portugal;
  • Em novembro de 2017, foi realizada a terceira reunião do projeto na Roménia;
  • Em abril de 2018, foi realizada a quarta reunião do Projeto na Estónia;
  • Em setembro de 2018, será realizada a quinta reunião na Itália.

 Workshops
Foram realizados vários workshops junto dos grupos-alvo cujas temáticas abordadas foram:

  • A Educação centrada no aluno;
  • As Competências do Século XXI;
  • Ferramentas Web 2.0 gratuitas;
  • Métodos de Ensino Inovadores e Interativos;

Parceria
  • Liceul de Arte “Aurel Popp”, Satu Mare, Roménia ;
  • Polo Liceale Statale “R. Mattioli”, Vasto, Abruzzu, Itália ;
  • Keeni Põhikool, Keeni küla , Estónia;
  • EPRALIMA_Escola Profissional do Alto Lima, Arcos de Valdevez, Portugal

Informações

Privacy Preference Center