Descrição Geral do Projeto

O objetivo do projeto é apresentar, por um lado, as condições do mercado de trabalho europeu e, por outro, as competências que conduzirão ao seu êxito. O século XXI está inseparavelmente ligado à ciência e às tecnologias modernas, cujo desenvolvimento está direto ou indiretamente relacionado com a matemática.

A realização de tarefas a partir da primeira unidade permitirá aos jovens não só adquirir conhecimentos sobre as possibilidades de emprego, profissões preferenciais e direções de educação, mas também fornecer competências práticas que aumentarão as hipóteses de sucesso no emprego. Ao completar a unidade “Matemática – Lógica habilidades de ensino de uma maneira diferente” queremos melhorar as habilidades matemáticas de uma forma interessante e não convencional. Vamos provar que a matemática está presente em nossas vidas e em muitas disciplinas (arquitetura, pintura e desporto).

Uma vez que a matemática é responsável pelo desenvolvimento das TIC e por um progresso civilizacional contínuo, gostaríamos de mostrar a forma como as novas tecnologias entram nas nossas vidas quotidianas e nos diferentes ramos da ciência. Percebendo o tema da automatização e robótica, apresentaremos o mundo futuro aos jovens, o que pode tornar-se uma razão para novas escolhas educacionais e profissionais.


Grupo-alvo
  1. Professores do EFP e das Escolas Secundárias
  2. Estudantes de escolas secundárias

Atividades

1. A escola polaca irá se responsabilizar no/a:

  • Ensino de habilidades matemáticas de uma maneira diferente;
  •  Estabelecimento das regras do concurso para o logótipo do projeto;
  • Organização de um jogo de rua internacional;
  • Workshops sobre enigmas lógicos;
  • Workshops sobre jogos lógico-estratégicos;

2. A escola portuguesa irá preparar:

  • O jogo internacional de matemática;
  • Oficinas de criação de CV e entrevistas de emprego;
  • O tema: Automatização e Robótica como Desafio Futuro;
  • O início do concurso “A Matemática à nossa volta”.

3. A escola italiana vai preparar:

  • Oficinas de culinária matemática;
  • Um concurso: um artigo intitulado “Matemática nas Artes”;
  • Workshops sobre como liderar a própria empresa;
  • Painéis de discussão sobre o tema “Matemática em História e Ciências Humanitárias”;
  • A apresentação sobre o modelo matemático da migração e sua influência no mercado de trabalho europeu;
  • Workshops sobre desenho.

4. A escola lituana irá preparar-se:

  • O concurso internacional matemático-lógico;
  • Uma apresentação sobre as mudanças de tendência no mercado de trabalho europeu;
  • Workshops de TI em linha (teleconferência).

 

Além disso, cada escola deve realizar o seguinte dentro de suas próprias instalações:

  • Uma maratona matemática;
  • Uma simulação de investimento na bolsa de valores;
  • Um concurso na língua materna: Um poema ou epigrama sobre o tema da Matemática;
  • O resumo de cada um dos quatro temas e a apresentação dos resultados durante os encontros internacionais em cada escola.

Resultados - Produtos
  • Estudo colaborativo e apresentações sobre o mercado de trabalho (local, nacional e europeu), as condições de emprego, a criação da própria empresa, as profissões preferenciais e as qualidades dos candidatos;
  • Guia de orientações para a preparação da entrevista de emprego;
  • Guião matemático de jogos de rua;
  • Regras do concurso;
  • Conjunto de tarefas necessárias para a realização de jogos matemáticos, concursos matemático-lógicos, uma maratona matemática;
  • Roteiros de aulas sobre a utilização dos métodos de experimentação, oficinas de TI, a aplicação da Matemática no estabelecimento de princípios em ciências naturais;
  • Apresentações sobre novas tecnologias em diferentes campos da ciência;
  • Exposições fotográficas;

Parceria
  • Portugal
  • Lituânia
  • Itália

Mais Informações

Privacy Preference Center