Descrição Geral do Projeto

A Empresa Simulada (ES), é uma ferramenta conhecida, utilizada na educação do empreendedorismo em 20 países europeus, há mais de 60 anos. É uma empresa virtual, administrada como um negócio real com procedimentos, produtos e serviços, o que a torna prática na formação e a formação em contexto de trabalho, em que toda a documentação, procedimentos e programas necessários para gerir uma empresa são utilizados, mas sem dinheiro e/ou bens reais. Os ES negoceiam com outros ES seguindo os procedimentos de empresas na rede ES mundial.

O Relatório de Desenvolvimento Mundial 2019: A natureza mutante do trabalho: Banco Mundial, identificou os seguintes problemas associados à educação de adultos:

  1. Os programas de empreendedorismo muitas vezes melhoram o conhecimento de negócio, mas não criam empregos.
  2. A formação profissional geralmente melhora os ganhos a curto prazo, mas nem sempre os empregos a longo prazo.
  3. A automação modificou o trabalho e as competências exigidas para o trabalho.

A exigência de competências cognitivas avançadas e socio comportamentais aumentaram, enquanto as exigências de competências específicas para o trabalho diminuíram, sendo que as competências associadas à “adaptabilidade” são cada vez mais exigidas. Este conjunto específico de competências cognitivas (pensamento crítico e resolução de problemas) e competências sócio comportamentais (criatividade e curiosidade) são transferíveis entre empregos.

De acordo com alguns autores, pode-se melhorar a aprendizagem de adultos de três formas: diagnósticos mais sistemáticos segundo as restrições específicas que os adultos enfrentam; pedagogias personalizadas considerando o cérebro adulto; e modelos flexíveis que adaptam bem ao estilo de vida do adulto. Portanto, os resultados do projeto concentram-se nos programas de aprendizagem ligados às oportunidades de emprego e competências de empreendedorismo, porque os programas de aprendizagem de adultos têm mais oportunidade de sucesso se a formação for integrada diretamente na vida quotidiana.

Neste sentido, a metodologia aplicada no projeto irá promover o conceito de ES de forma inovadora: a educação e a sinergia empresarial proporcionarão as condições necessárias para a interação entre formadores/supervisores, formandos e empresas. Existem muitas áreas de especialização na EFP inicial e contínua, tais como: auxiliar de saúde, cabeleireiro, contabilidade, cozinha, estética, manicure, massagem, panificação, pastelaria, etc., nas quais formandos certificados gostariam de construir negócios, mas a falta de confiança, de apoio e/ou conhecimento específico os impedem.

A ideia do projeto está ligada à adaptação da metodologia SE para adultos EFP – potenciais criadores de negócios. Os objetivos do projeto e os resultados esperados são orientados para pedagogias inovadoras, desenvolvendo currículos de resultados de aprendizagem que refletem às necessidades de aprendizagem de adultos, e ao mesmo tempo relevantes para o mercado de trabalho, uma vez que a educação/formação é um modelo comprovado de formação prática em comércio e empreendedorismo que ajuda os adultos a superar o desafios do mercado de trabalho e da economia competitiva, colocando as competências em ação (Bianchi M., D. Gualdi e outros: A contribuição das empresas virtuais para a aprendizagem baseada em competências: uma avaliação na perspetiva dos alunos: Estudo de caso. 2015).
O PE prepara os adultos para a eventual entrada no mundo real do trabalho. Coloca a teoria em prática num ambiente de trabalho.


Grupo-alvo
  • Formandos com 18 anos ou mais inseridos na EFP inicial ou contínua
  • Formadores/Professores de EFP.
  • Orientadores de estágio/instituições EFP/redes ES/empresas.

Objetivos

Objetivo específico
O objetivo do projeto é construir uma parceria estratégica para adotar a metodologia de formação prática em contexto de trabalho na aprendizagem individualizada de adultos em empresas simulada (ES) e integrar e combinar o conhecimento teórico com a experiência prática em currículos de EFP onde os adultos seriam capacitados para desenvolver atributos e competências para a criação e gestão de empresas pequenos ou individuais.

Objetivos gerais

  1. Melhorar o plano curricular/módulos de EFP, atualizando o conteúdo de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e a estratégia das instituições de EFP na educação de adultos.
  2. Desenvolver um programa e um manual de referência que pode ser utilizado pelos novos EFP interessados em implementar o conceito de PE e ferramentas para a aprendizagem individualizada de adultos.
  3. Fortalecer a parceria entre as instituições de EFP, ES e o mundo empresarial.

Produtos Intelectuais
  1. Conjunto de instrumentos para formadores de EF que trabalham com grupos mistos de adultos: introduze o método ES ao grupo-alvo, cujas tarefas são modelar e ensinar dentro do própria ES. Este material ajudará os formadores a planear, organizar e avaliar as competências empreendedoras adquiridas pelos adultos. O material criado irá descrever as tarefas (o que fazer?), formas de as fazer (como fazer?) e resultados (como adquirir competências de empreendedorismo?)
  2. Guia do aluno: O Guia é uma ferramenta prática para trabalhar e aprender, utilizar toda a documentação, procedimentos e programas necessários para criar e administrar uma pequena empresa. O principal objetivo do O2 é criar uma ferramenta para o trabalho independente dos formandos em todas as áreas necessárias para criar e administrar uma empresa, para apresentar aos formandos os processos da empresa através do conceito Learning by Doing.
  3. OWN Caixa de Autoavaliação de Competências Empresariais: A caixa de competências O3 será criada para avaliar o nível de competências empreendedoras dos formandos antes e depois das atividades de ES. Assim, este permitirá que os formandos e funcionários avaliem o seu próprio desempenho como parte essencial dos resultados de aprendizagem. Este irá definir indicadores de qualidade focados no contexto da ES, abrangerá diferentes aspetos, tais como: planeamento, organização, coordenação, implementação, acompanhamento e reconhecimento de competências de empreendedorismo em ES.

Recursos Humanos afeto ao projeto

Coordenador: Céu Branco (ceubranco@epralima.pt)


Parceria
  • Central Office of French Practice Enterprises REEP EURO ENT’ENT (França)
  • Adult education provider organisation: Association PROMETEO (Itália)
  • Vocational Education and Training Centre Zirmunai (Lituânia)
  • EPRALIMA_Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. (Portugal)
  • Ortakoy 80.YIL MESLEKI ve TEKNIK ANADOLU LISESI (Turquia)

Valor aprovado

27 185,00€


Mais Informações

Privacy Preference Center