Descrição Geral do Projeto

De acordo com a Comissão Europeia, existe uma “necessidade de cada cidadão ter, pelo menos, competências digitais básicas para viver, trabalhar, aprender e participar na sociedade moderna”. Por isso, devem ser implementadas várias iniciativas destinadas a aumentar a formação em competências digitais para modernizar a educação em toda a União Europeia e aproveitar as tecnologias digitais para a aprendizagem.

De acordo com a UE, “o aumento da mobilidade entre os países da UE e o número crescente de migrantes e refugiados de países terceiros que vieram para a UE nos últimos anos contribuíram para uma maior diversidade (linguística) nas salas de aula europeias. … Escolas multilingues não são uma característica nova da diversificada e complexa paisagem linguística da Europa”. Além disso, há um número crescente de alunos na Europa cuja língua materna é diferente da língua de ensino.

Neste contexto, a formação de professores continua a ser uma prioridade fundamental, visto que é necessário desenvolver novas estratégias e preparar os professores para o trabalho com grupos de alunos multilingue.

Atualmente, para que os professores atendam às necessidades das turmas, espera-se que estes sejam altamente qualificados, com competências constantemente atualizadas. Aprender e ensinar online através da rede de tecnologias oferece enormes oportunidades tanto para professores, como para alunos.

Este projeto é uma sinergia internacional entre 6 organizações europeias, de 5 países europeus, que partilham estes desafios. Todas as organizações parceiras desejam aprimorar os conhecimentos e desempenho de professores e educadores. A parceria irá partilhar experiências e comparar as abordagens existentes nos seus países, no que toca ao desenvolvimento de competências digitais e ao método CLIL (Conteúdo e Aprendizagem Integrada de Linguagem), com o intuito de tornar o trabalho com os alunos mais sistemático e, ao mesmo tempo, mais visível a nível nacional e internacional. O projeto transnacional ajudará todos os parceiros a se desenvolverem profissionalmente, a ensinar disciplinas de forma moderna e a utilizar ferramentas tecnológicas.


Grupo-alvo

36 participantes

  • Diretos:
    Professores, formadores, educadores e especialistas em tecnologia digital.
  • Indiretos:
    Autoridades locais e outras partes interessadas envolvidas na educação.

Objetivos

Objetivo Específico

O objetivo específico é modernizar as práticas do ensino através da atualização/melhoria de conhecimentos e competências por parte dos professores.

Objetivos Gerais

  • Aumentar o desenvolvimento profissional dos professores através de 3 Atividades de Aprendizagem, Ensino e Formação (LTTA_Learning Teaching Training Activities);
  • Fornecer conhecimentos e competências, a professores/formadores, necessárias para ter sucesso no processo de ensino;
  • Desenvolver a cooperação transnacional no campo da educação através do intercâmbio de boas práticas e experiências entre os países parceiros;
  • Apresentar o conceito e os benefícios potenciais de utilizar ferramentas digitais no ensino, aplicar o método CLIL e utilizar a aprendizagem online de forma eficaz;
  • Melhorar as competências de comunicação, interação e cooperação dos participantes, especialmente em ambientes internacionais;
  • Melhorar as competências linguísticas dos participantes;
  • Introduzir o participante ao ambiente cultural de outros países parceiros;
  • Fortalecer o sentimento de pertença a uma comunidade europeia;
  • Fortalecer o networking entre os parceiros através do desenvolvimento de um website, incluindo as melhores práticas segundo os tópicos do projeto ENGAGE;
  • Lançar uma campanha de sensibilização alinhada com os temas do projeto ENGAGE.

Atividades

Os três LTTA’s (C1, C2 e C3) terão um grande impacto tanto no desenvolvimento sustentável como na multiplicação à escala europeia. Além disso, as atividades de aprendizagem-formação irão beneficiar muito todas as organizações e professores/formadores envolvidos. Além disso, o feedback dos participantes ajudará os parceiros de acolhimento a melhorar os cursos de formação.

Mais especificamente, os seguintes LTTAs foram planeados:

  • C1 – Kairos (P3) dará um valor agregado ao projeto através da organização de um seminário prático sobre noções básicas de aplicativos educacionais e ferramentas digitais que poderão facilitar o processo de educação e aumentar o sucesso dos alunos. Os alunos atualmente podem obter informações através de uma variedade de meios. Usando recursos que a tecnologia oferece, os professores podem motivar os alunos a envolverem-se na aprendizagem. Além disso, novas ferramentas tecnológicas podem ajudar os professores a criar questionários e métodos de colaboração mais eficientes e eficazes. Os alunos podem responder a perguntas por meio de dispositivos e os professores podem facilmente monitorizar progresso e envolvimento ativo.
  • C2 – Future Focus (P4) dará um valor acrescentado ao projeto através da organização de um seminário prático sobre os fundamentos da utilização do método de ensino CLIL, que se tornou extremamente popular, principalmente por cause do crescente interesse na educação de crianças bilingues. CLIL tem como objetivo ensinar disciplinas como ciências, história, geografia e arte para alunos através de uma língua estrangeira. Dado que Malta é bilingue, a Future Focus tem bastante experiência na aplicação deste método. A nível europeu, tem vindo a crescer o interesse pela CLIL. Este interesse está relacionado com os esforços da Europa para promover o multilinguismo e melhorar a aprendizagem de línguas estrangeiras entre os cidadãos.
  • C3 – E-SCHOOL (P5) vai agregar valor ao projeto através da organização de um seminário prático sobre métodos de e-learning assíncronos e síncronos. A pandemia do coronavírus destacou a necessidade de educação à distância não apenas para professores, mas também para alunos. Atualmente, os professores enfrentam um leque cada vez mais exigente e com mais funções, pois precisam de lidar com uma variedade de alunos provenientes de diferentes origens culturais e linguísticas. Mas agora, os professores têm mais oportunidades para aumentar competências e conhecimentos através de plataformas de e-learning. Além disso, uma das principais vantagens do ensino à distância é a abordagem personalizada.

Recursos Humanos afeto ao projeto

Coordenador: ceubranco@epralima.pt


Parceria
  • MPIRMPAKOS D. & Sia O.E. (Grécia)
  • Istituto di Is truzione Superiore Einstein de Lornzo Potenza (Itália)
  • Future Focus Ltd. (Malta)
  • EPRALIMA_Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. (Portugal)
  • Kairos Euope Limited (Reino Unido)

Valor aprovado

12 505,00€


Mais Informações

Privacy Preference Center