A prioridade sectorial mais relevante, de acordo com os objetivos do nosso projeto, é “Desenvolver parcerias estratégicas VET destinadas a promover a aprendizagem através da prática em contexto de trabalho”.
A aprendizagem baseada no trabalho (WBL – Work Based Learning) é um aspeto fundamental da formação profissional – está diretamente ligada à missão do ensino e formação profissionais para ajudar os alunos a adquirir conhecimentos, aptidões e competências essenciais na vida profissional. O documento “Aprendizagem Baseada no Trabalho na Europa. Practices and Policy Pointers. ”Pela Comissão Europeia, identifica três modelos principais de WBL:
Uma prioridade do projeto é apoiar o desenvolvimento profissional dos educadores. Nos sistemas WBL existem professores e tutores de EFP, mas também formadores internos que integram funções de formação e educação nos seus trabalhos com graus variados, bem como instrutores e formadores que trabalham em instituições de formação no mercado de trabalho e / ou organizações de empregadores.
A Partnership acredita que uma melhor compreensão do papel e das competências dos diferentes profissionais envolvidos nos sistemas WBL contribuirá para estimular uma cooperação e comunicação mais próximas entre os profissionais de ensino nas instituições de EFP e formar profissionais nas empresas ou nas suas associações. A responsabilidade e a atenção para a manutenção de conhecimentos, aptidões e competências pedagógicas, didáticas e teóricas e para a atualização dos conhecimentos, aptidões e competências técnicas, de ocupação específica, devem ser partilhadas para melhorar a qualidade da WBL.
E por último mas não menos importante, outra prioridade horizontal relevante de acordo com os objetivos do seu projeto é a inclusão social porque a parceria visa identificar as melhores práticas sobre o que as empresas e escolas envolvidas podem fazer para capacitar as mulheres em seus locais de trabalho e meninas no VET.
O principal objetivo deste projeto é promover um envolvimento mais próximo na WBL, promovendo uma melhor compreensão do papel dos diferentes profissionais envolvidos na implementação da WBL; as práticas implementadas para reforçar a cooperação entre professores e formadores para melhorar a qualidade do EFP, a sua capacidade de resposta às necessidades do mercado de trabalho e garantir aos aprendentes experiências de aprendizagem de alta qualidade; e as práticas implementadas para capacitar mulheres e meninas na WBL.
Como foi reconhecido no documento europeu (“Professores e formadores em aprendizagem baseada no trabalho / aprendizes”), cada país tem uma abordagem diferente e melhores práticas e estratégias específicas no que diz respeito à WBL. Este projeto nos dará a oportunidade de cooperar, aprender e compartilhar experiências e boas práticas realizadas em 6 países da União Europeia (Espanha, Portugal, Itália, Áustria, Alemanha e Grécia) mais a Turquia.
A fim de desenvolver os resultados do projeto, será aplicada a metodologia Six Sigma. Esta metodologia consiste em medir, explorar, desenvolver e melhorar as fases. Todos os estudos em nosso projeto serão realizados com a aplicação de conceitos de satisfação, melhoria de processo, trabalho em equipa e tomada de decisões sobre dados reais.
As atividades que serão realizadas neste projeto são as seguintes:
Os resultados esperados encontram-se detalhados de acordo com os seguintes WPs:
WP.0. Preparação
WP.1. Gestão e coordenação
WP.2. Implementação
WP.3. Avaliação e Avaliação da Qualidade
WP.4. Comunicação, valorização e transferência de projetos
WP0 – PREPARAÇÃO
WP1 GESTÃO E COORDENAÇÃO
WP2 – IMPLEMENTAÇÃO
Resultados esperados:
WP3. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
WP4. COMUNICAÇÃO, VALORIZAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PROJETOS
ProjetoDeepening WBL Impact & women empowerment | 2018-1-ES01-KA202-050222ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas PráticasPeríodo01-10-2018 a 30-09-2020EntidadeCCIZ – Cámara Oficial de Comercio e Industria de Zaragoza (Coordenador), Zaragoza, Espanha EstadoConcluído