Birds over European Skies - Epralima
Descrição Geral do Projeto

No âmbito do Projeto Birds over European Skies, um grupo de oito escolas secundárias de diferentes cantos do continente europeu (RO, GR, IT, LT, PL, PT, TR) identificou as mesmas necessidades e solicitou uma imputação pedagógica para uma melhor e mais abrangente educação ornitológica para os seus alunos.

Como resultou de uma análise de necessidades realizada antes da criação de uma parceria, a maioria dos alunos do ensino secundário, ou não são capazes de enumerar dez espécies de aves selvagens que vivem na sua área ou estão a cometer grandes erros relativamente aos seus nomes/espécies quando avistam uma ave numa determinada habitat.

Para responder a estas necessidades, os alunos do ensino secundário têm, no campo do conhecimento ornitológico, uma parceria que foi estabelecida, entre oito escolas europeias, para trabalhar em conjunto num projecto estratégico em que a educação ornitológica é promovida entre alunos em paralelo com a criação de alguns resultados intelectuais numa forma de atlas de aves (quer em inglês ou em várias línguas maternas dos parceiros: RO, GR, PL) que irão fomentar as mesmas necessidades para outras escolas europeias que partilham as mesmas necessidades e podem utilizar os produtos finais do projeto, disponibilizado em diferentes canais sob a forma de um recurso educativo aberto.


Grupo-alvo

Escolas secundárias de diferentes cantos do continente europeu.


Atividades
  • BASE DE DADOS CONJUNTA de todas as avifaunas existentes nas regiões dos parceiros, contendo pelo menos 360 espécies de aves com o seu nome em todas as línguas faladas na parceria, inglês e Latim, como instrumento de monitorização da diversidade ornitológica do projeto envolvido e como instrumento de trabalho para a construção do atlas das aves.
  • uma BASE DE DADOS com fotografias tiradas durante as atividades ao ar livre com os alunos, fotografias utilizadas para retratar pelo menos 200 espécies ornitológicas no suposto atlas das aves (1000 fotografias).
  • 800 FOTOS DE OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS preenchidos pelos alunos participantes após as diferentes atividades de observação de aves ao ar livre, demonstrando a sua capacidade de observar aves e de anotar novas espécies encontradas, mostrando também o progresso de cada aluno ao longo dos dois anos de parceria.
  • UM ESPAÇO/PLATAFORMA COLLABORATIVO ONLINE onde os parceiros se juntarão às suas 1000 fotografias e aos materiais destinados à criação do atlas das aves (pelo menos 200 páginas), servindo também como instrumento de avaliação da qualidade dos materiais criados e sendo um instrumento de feedback para as equipas que trabalham na elaboração dos materiais a serem mais utilizados.
  • BIRD ATLAS, editado e impresso em inglês, retratando pelo menos 200 espécies de aves (máximo 250), tendo assim pelo menos 430 páginas (até 530 páginas) organizadas como ilustração material retratando cada ave com pelo menos cinco fotografias e descrevendo a sua alimentação, reprodução, procura de alimentos, hábitos migratórios, a sua ocorrência nas regiões dos parceiros, o seu nome em diferentes línguas, factos sobre como as atividades humanas e os costumes da caça influenciam o seu número.
  • BIRD ATLAS traduzido na língua materna de alguns parceiros (RO, GR, PL), impresso para assegurar uma maior usabilidade do auxiliar pedagógico criado (pelo menos 430 páginas).

Objetivos

Dois OBJECTIVOS ESPECÍFICOS foram definidos para satisfazer as necessidades expressas:

Ob1 | Aumentar as competências de identificação de aves entre um grupo de 800 alunos que serão capazes, até Junho de 2022, de reconhecer em diferentes habitats pelo menos 60 espécies de aves selvagens existentes nas regiões das escolas parceiras.

Ob2 | Criar, até Maio de 2022, um atlas de aves com pelo menos 430 páginas, como recurso educativo aberto, em quatro línguas, contendo as 200 espécies de aves mais específicas encontradas em diferentes nos cantos da Europa, atlas destinado a ser utilizado como instrumento pedagógico  tanto nas escolas parceiras como noutras escolas secundárias relevantes para promover a educação ornitológica entre os alunos do ensino secundário durante as aulas de biologia.


Parceria
  • 5 GYMNASIO MYTILHNHS, Grécia
  • ANYKSCIAI DISTR. TROSKUNAI KAZYS INCIURA GYMNASIUM, Lituânia
  • COLEGIUL NATIONAL “SIMION BARNUTIU”, Roménia
  • EKPEDEFTIRIA VASSILIADI, Grécia
  • I.I.S. MARIO RIGONI STERN, Itália
  • ZESPOL SZKOL LESNYCH, Polónia
  • AKHISAR ANADOLU IMAM HATIP LISESI, Turquia
  • EPRALIMA – ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO LIMA, Portugal

Mais Informações

Privacy Preference Center