ALUNOS DA EPRALIMA GANHAM 7 PRÉMIOS NA ROBOPARTY 2024

1.º e 2.º Lugar na Prova de Obstáculos, 1.º e 2.º Lugar na Prova Race of Champions, 1.º e 2.º Lugar na Prova de Dança e o 3.º Lugar na Prova Fun Challenge.

Durante três dias, 21, 22 e 23 de março, mais de 450 jovens, divididos em 111 equipas, reuniram-se em Guimarães para o maior evento educacional, na área da robótica, organizado pela Universidade do Minho.

Esta é a 16ª edição da RoboParty, uma iniciativa pedagógica que ensina a construir robots e põe à prova a destreza e criatividade de centenas de alunos.

Nesta edição Roboparty 2024, a EPRALIMA participou com 2 equipas constituídas por alunos de Eletrónica, Programação Informática e Redes Elétricas, acompanhados por 2 professores da área, que superaram todas as expetativas e subiram ao pódio 7 vezes, arrecadando o 1.º e 2.º Lugar na Prova de Obstáculos, 1.º e 2.º Lugar na Prova Race of Champions, 1.º e 2.º Lugar na Prova de Dança e o 3.º Lugar na Prova Fun Challenge.

No início do evento, as equipas recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de estudantes maioritariamente de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da Universidade do Minho.

No segundo e terceiro dias, os participantes põem os seus robôs à prova em quatro desafios: Prova de Obstáculos, Prova de Dança, Desafio Race of Champions e Fun Challenge.

Desafio de Obstáculos – O robô tem de percorrer um percurso labiríntico e encontrar a saída no menor tempo possível. O objetivo da prova é fazer com que o robô percorra o caminho da pista o mais rapidamente possível e sem colidir com as paredes.

Prova de dança – é um desafio à criatividade e trabalho em equipa! Várias equipas têm de trabalhar em conjunto para enfeitar os seus robôs e criar uma coreografia robótica para uma música, de acordo com a temática que definirem.

Desafio Race of Champions – o robô terá de seguir uma linha e completar uma volta ao circuito no menor tempo possível, é um desafio de programação.

Roboparty Fun Challenge – Esta prova iniciou em 2022, como novidade, e ao longo deste dois anos evoluiu naquilo a que chamamos interação homem/máquina. A prova consiste na orientação do robô por humanos com o objetivo de colocar um maior número de bolas no campo do adversário.

Epralima na Roboparty