Estudou na Epralima e agora faz sucesso como empresário na hotelaria nas maldivas

Marco Araújo, de 35 anos, conta já com mais de 15 anos de experiência na área e é hoje uma referência no que toca a empreendedorismo a nível internacional, mais concretamente, na área da hotelaria e do turismo.

O empreendedor estudou na Escola Profissional do Alto Minho (Epralima), no curso Restaurante-Bar e foi durante o percurso que surgiu a vontade de apostar na área e de investir na sua formação.  

A sua experiência no ramo da hotelaria ultrapassou fronteiras. O percurso iniciou-se no mundo asiático, com passagem por Macau, onde permaneceu durante sete anos. Mais tarde, depois de estabelecer a sua carreira na antiga colónia portuguesa, “decidiu embarcar para outra região mais paradisíaca, e foi para a Tailândia, onde trabalhou cinco anos”, revela ao jornal O MINHO, na sua reportagem.

No ano de 2021, através do convite do diretor-geral do hotel, Etienne Dalançon, surge a oportunidade de gerir o melhor hotel das Maldivas, o Waldfor Astoria Maldives Ithaafushi, da cadeida Hilton. “Agora sou Hotel Manager, ou seja, faço a gestão de todo o hotel, o melhor hotel das Maldivas e da cadeia de Hilton a nível mundial. Temos 119 vilas, uma ilha privada, 11 restaurantes e cerca de 1.000 empregados”, afirma Marco ao O MINHO.

À imprensa, Marco Araújo deixa conselhos a futuros “gestores” de hotelaria, que queiram vingar na mesma área: “O conselho que lhes dou é que acreditem neles próprios. Muitas vezes é importante sair de zona de conforto e experimentar novas culturas e novos países para aprender e também trazer essas experiências para Portugal. Não tenham medo de sair, acreditem em vocês próprios. Neste momento, a Ásia é o top em termos de hotelaria. Tudo o que cresce, é na Ásia, e quando olhamos para países como a China, percebemos logo isso. É preciso notar também que grande parte dos europeus e americanos acabam todos por vir passar férias à Ásia”, completa.

A história – também ela extraordinária – de Marco começa no Minho, mais concretamente entre Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, onde estudou no curso profissional de restaurante e bar da Escola Profissional do Alto Lima (EPRALIMA). De lá, partiu na ânsia de aumentar as qualificações, e mudou-se para o Estoril, onde estudou na Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Em Portugal, “trabalhou pouco”, como contou a O MINHO, via conversa telefónica, este domingo de manhã (fim de tarde nas Maldivas).

Fotografias: Jornal O Minho

Voltar à página "Gerações de Talento"