Birds Over European Skies - Arcos de Valdevez, Portugal - Primeira reunião transnacional - 14 a 18 julho, 2021

Decorreu em Arcos de Valdevez, na EPRALIMA, de 14 a 18 de julho, a primeira reunião do projeto “Birds over Eurorpean Skies” n.º 2020-1-RO01-KA201-07985.

Tem como finalidade a diversificação das abordagens pedagógicas durante as aulas de biologia, com enfoque na melhoria dos conhecimentos ornitológicos entre as escolas através de atividades de investigação ornitológica e cooperação internacional, dando origem a um Atlas de aves, como recurso educativo aberto, em quatro línguas, contendo as 200 espécies de aves mais específicas encontradas em diferentes nos cantos da Europa, atlas destinado a ser utilizado como auxiliar pedagógico tanto nas escolas parceiras como noutras escolas secundárias relevantes para fomentar a educação ornitológica.

Nesta reunião presencial, o Coordenador do Projeto apresentou o guia de campo para ser utilizado na formação dos alunos para atividades de identificação de aves, bem como a metodologia de avaliação das páginas de descrição de aves e das fotografias. O parceiro da Grécia apresentou à parceira a plataforma MS Teams, que será a ferramenta mais utilizada para carregar dados, documentos, fotografias, e explicou o layout e a forma de diferentes layouts de páginas de aves, manipulação de ficheiros InDesign, manipulação de Photoshop para preparar fotografias para impressão.

A segunda reunião terá lugar na Turquia, de 21 a 26 de Agosto, com uma formação sobre deontologia da ornitologia e fotografia de vida selvagem.