Descrição Geral do Projeto

O projeto “Valgreen” nasce da vontade e da inquietação de continuar a formar futuros profissionais que se ocuparão da gestão sustentável do meio ambiente, sobretudo nas zonas em que estão a sofrer mais com o aquecimento global do planeta (e que se manifesta com a desertificação), e que, por conseguinte pode afectar o desenvolvimento das sociedades.

Como objetivos a perseguir, o projeto propõe:

  1. Contribuir para a formação de futuros profissionais que terão incidência na gestão da desertificação das zonas áridas do sul da Europa;
  2. Propor aos centros educativos implicados no projeto, que sejam uma referência regional na gestão e reprodução de plantas autóctones e na reflorestação das zonas áridas;
  3. Formar os alunos com um nível de excelência em competências profissionais, linguísticas e pessoais;
  4. Introduzir no 1º ciclo de formação de nível secundário, a metodologia de aprendizagem por projetos a partir desta problemática ambiental;
  5. Familiarizar com a utilização das TIC’s a nível da criação da informação e da comunicação com os membros da parceria.
  6. Impulsionar a adaptação da formação profissional ás novas tendências europeias relacionadas com a economia verde, a eficiência na gestão dos recursos naturais e na mitigação das alterações climáticas;
  7. Melhorar os planos de estudo da formação profissional, integrando melhorias focalizadas numa maior empregabilidade e auto-empregabilidade dos discentes.

O projeto VALGREEN visa melhorar a formação dos alunos e professores no domínio da gestão ambiental, lutando contra as alterações climáticas, promovendo a economia verde e combater a desertificação nas regiões meridionais da Europa. Pretende-se reforçar as competências-chave dos alunos da formação profissional através da experiência do próprio projeto e do valor acrescentado que irá gerar nos diferentes parceiros. O resultado final do projeto irá melhorar substancialmente a formação no domínio da gestão florestal, com repercussões na melhoria da empregabilidade dos alunos e até mesmo na criação de novos postos de trabalho com base nos “empregos verdes”.


Grupo-alvo

Professores e alunos.


Atividades

A metodologia do projeto será baseada em “learning by doing”, pelo que foram planeadas atividades que compreenderão visitas de estudo, workshops, sendo assim as principais componentes para a aquisição do conhecimento. Para além disso, desde o início que as atividades serão realizadas de uma forma cooperativa com a participação de todos os parceiros, demonstrando o desejo e o seu comprometimento na partilha de sinergias e na aprendizagem de uns com os outros.

As atividades previstas do projeto são:

Reuniões transnacionais do projeto:

  • Kick off Meeting em Ibi (España).
  • Reunião de seguimento em Arcos de Valdevez (Portugal).
  • Reunião de seguimento em Verona (Italia).
  • Reunião final em Lefkosia (Chipre).

Actividades conjuntas de formação de curta duração de staff, que serão compostas por:

1) Formação de professores em Chipre: 15 Participantes 15 (6 locais e 9 internacionais). Formação prática para formadores onde os participantes irão adquirir conhecimentos teóricos e práticas sobre a gestão ambiental.

2) Formação de professores em Portugal: 15 Participantes 15 (6 locais e 9 internacionais). Dado que a EPRALIMA é uma entidade com uma larga experiência em gestão de projetos europeus, a formação será focalizada em como tirar partido desta experiência para se promover a formação profissional que esteja entrosada com as especificidades do território e em como focar a formação profissional em gestão ambiental através do empreendedorismo.


Parceria
  • EPRALIMA_Escola Profissional do Alto Lima, Arcos de Valdevez( Portugal)
  • Istituto Comprensivo Bartolomeo Lorenzi Fumane, Verona (Itália)
  • FREDERICK UNIVERSITY, LEFKOSIA (Chipre)

Mais Informações

Privacy Preference Center