Clear Cyber Bullying - Epralima
Descrição Geral do Projeto

O projeto visa encontrar soluções para o problema do cyberbullying, tanto mais quando hoje em dia o problema tem vindo a espalhar-se de forma avassaladora entre os adolescentes e os mais novos.

A ideia do projeto é colocar a dramatização ao serviço da educação, para consciencializar a comunidade educativa sobre o problema do cyberbullying entre os alunos e posteriormente desenvolver recursos pedagógicos baseados em videojogos, explorando as tradicionais “personagens de marionetas” ou “teatro de sombras”, para personificar situações concretas de ataques de cyberbullying.

Durante estes dois anos (2015-2016) grupos de alunos das escolas parceiras foram envolvidos através de um processo estruturado tendo com o objetivo de testar o seu conhecimento sobre o que é o cyberbullying e como pode o mesmo ser colocado em prática de forma inconsciente.

Depois disso, o mesmo grupo de alunos participou na utilização dos videojogos com o intuito de aumentar o seu entendimento sobre o comportamento a adoptar face a situações de cyberbullying.


Grupo-alvo
  • Alunos do ensino secundário e profissional (do grupo etário 10-18 anos)
  • Professores, Formadores
  • Escolas e membros directivos
  • Autoridades Educativas
  • Pais e associações de pais
  • Investigadores
  • Associação de professores e outras associações que lidam com um problema do cyberbullying.

Atividades

O projeto contemplou os seguintes produtos:

  1. Aplicação da metodologia  de dramatização para a sensibilização sobre o cyberbullying;
  2. Desenvolvimento de um software didático sobre cyberbullying, a partir do conceito de gamificação;

Em paralelo, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  1. Apresentação pública do projeto;
  2. Criação do website do projeto e de uma página do facebook;
  3. Concurso sobre o logotipo do projeto. O logotipo vencedor – concebido pelos alunos da Epralima -foi colocado no edifício, escadas, corredores e outros espaços mais apropriados dos parceiros participantes.
  4. Concurso de slogan. O melhor slogan escolhido foi impresso em T-shirts onde os alunos foram convidados a usa-las dentro e fora da escola durante toda a semana.
  5. Realização de uma caminhada, com a presença da comunidade escolar, professores, administradores, alunos e pais, com a mensagem de “eu sou contra CyberBullying”. Neste evento, as t-shirt e os banners foram utilizados.
  6. Na ação chamada de “Você está pronto para lutar contra o cyberbullying?” os alunos foram convidados a mudar seus nomes e fotos de perfil com o logotipo vencedor.
  7. Concepção de um folheto com informações sobre o que é o cyber bullying, como pode ser prevenido e como poderá ser combatido.

Parceria
  • Epralima_Escola Profissional do Alto Lima.
  • Automotive Industry Exportadores União técnico e industrial Vocational High School, Turquia
  • WSBINOZ _ Wyższa Szkola Biznesu i Nauk o Zdrowiu, Polónia
  • EURO-NET, Itália
  • AIJU_Asociacion de INVESTIGACION INDUSTRIE dE LA del Juguete CONEXAS Y afines, Espanha
  • Cooperazione Paesi Emergenti, Itália
  • Glafki sro, República Checa

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