Epralima Promove Valorização de Resíduos em Parceria com o Município de Arcos de Valdevez e a Resulima

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a Epralima realizou, no seu auditório, uma Ação de Sensibilização sobre a Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.

O evento serviu como um espaço de partilha e consciencialização para a comunidade educativa, destacando a importância da economia circular no nosso quotidiano.

A sessão contou com a presença de Marlene Barros, Vereadora do Município, que sublinhou a importância de cuidar do planeta, que é de todos nós, alertando para a necessidade de adotarmos medidas responsáveis para proteger o local onde vivemos, e deixarmos um local seguro para as próximas gerações, da Eng.ª Salete Abreu, da Divisão de Ambiente e Serviços de Gestão da Autarquia e da Eng.ª Joana Cunha, representante da Resulima, que explicou o processo da recolha, tratamento e reciclagem dos resíduos, deixando um alerta para a importância da separação correta do lixo e ofereceu para distribuir pelos alunos presentes ecopontos domésticos

Durante a ação, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a separação correta de materiais e o impacto positivo que pequenas mudanças de comportamento podem ter no ecossistema local. A iniciativa não só clarificou dúvidas comuns sobre a reciclagem, como também inspirou os jovens a serem agentes de mudança nas suas famílias e círculos sociais.

“A valorização de resíduos não é apenas uma obrigação ambiental, é uma oportunidade económica e social. Na Epralima, acreditamos que a educação é a ferramenta principal para transformar o ‘lixo’ em recurso.”

Esta atividade, integrada no plano de ação do Eco-Escolas, vem reforçar a meta da Epralima em manter elevados padrões de educação ambiental e contribuir ativamente para as metas de sustentabilidade do concelho.

Agradecemos a todos os oradores e participantes pelo contributo para um futuro mais limpo e consciente!