“Going  Digital in an Innovative Classroom”

“Going  Digital in an Innovative Classroom” foi a formação realizada por cinco professores da EPRALIMA (Carla Moreira, Helena Santos, Vanda Pinto, Daniel Dias e Céu Branco), durante os dias 12 a 16 de fevereiro, num total de vinte e uma horas, no ITC – International Trainig Center, situado em Praga, na República Checa.

Tal como o nome indica, o objetivo foi aprender a adaptar as características dos videojogos em situações da vida real, nomeadamente em sala de aula, de modo a haver uma maior aproximação entre o mundo real dos jovens e a sua própria aprendizagem.

Num mundo cada vez mais digital, urge saber interagir com as novas ferramentas digitais, utilizando-as no reforço da aprendizagem ativa e no desenvolvimento da criatividade e espírito crítico dos alunos.

Foi isso que o grupo fez. Além de tomar conhecimento de diferentes programas/ ferramentas digitais, possíveis de instalar nos próprios telemóveis dos alunos, teve a oportunidade de as experienciar quer em sala de formação, quer em atividades outdoor.

Estiveram também presentes colegas de diferentes países, tais como Roménia, Espanha e Irlanda.

Foi, indubitavelmente, uma formação muito rica e pertinente, que muito capacitou os nossos professores para os novos desafios que o futuro trará.

going digital in an innovative classroom