Diretrizes para a Prestação de Ensino à Distância no Ensino e Formação Profissional

O projeto e_VET Enabling VET Teachers to be Creators of Digital Education co-financiado pelo programa Erasmus +, tem como objetivo transformar o setor educativo o mais digital possível, tornando os professores de Educação e Formação Profissional criadores de conteúdo digital.

Os parceiros do projeto investigaram e analisaram as soluções, metodologias e técnicas de formação digital existentes para o ensino à distância, a fim de identificar as que são facilmente adaptáveis e transferíveis para diferentes programas de formação de EFP.

Todos os resultados serão compilados nas Diretrizes para a Prestação de Ensino à Distância no Ensino e Formação Profissional.

O projeto é formado por uma Parceria Estratégica para apoiar a educação digital na UE, com os seguintes objetivos:

  • Melhorar as competências digitais dos professores para os habilitar, não só a utilizarem recursos digitais já existentes no ensino à distância e híbrido, mas também para os incentivar a serem criadores de conteúdos digitais de currículos profissionais, fornecendo uma formação prática sobre a utilização de várias aplicações, software e ambientes de aprendizagem.
  • Desenvolver as diretrizes que facilitarão a prestação de formação remota/híbrida aos prestadores de EFP.
  • Implementação de atividades de formação transnacional de curto prazo para formadores de instituições de EFP que poderão utilizar os conhecimentos e competências adquiridas para o desenvolvimento de conteúdos digitais e implementação de formação remota/híbrida.
  • Estabelecimento de condições prévias para a criação de um ambiente de aprendizagem virtual internacional e desenvolvimento do programa conjunto de EFP entre as organizações parceiras.

Encontre em anexo o Guidelines.

Esperamos que tenha uma boa experiência no Enabling VET teachers to be creators of digital Education!

Guia e-VET