A Epralima recebeu na semana de 21 a 25 de fevereiro de 2022 o primeiro LTT: Early school leaving (ESL) is a big problem!

 

A Epralima recebeu na semana de 21 a 25 de fevereiro de 2022 a 1.ª mobilidade do projeto “We can’t stand losing one more student – One’s Much” com o 1º LTT: Early school leaving (ESL) is a big problem!

O projeto com o n.º 2020-1-TR01-KA229-093043_5 KA229, do programa Erasmus + SCHOOL exchange partnerships, tem como objetivo encontrar novas formas de ampliar a motivação e criar ambientes escolares mais favoráveis para reduzir o número de alunos em risco de abandono escolar precoce. Em cada escola parceira, os alunos serão capazes de mudar as suas perceções negativas sobre a escola, reduzir o nível de absentismo, deixar a ideia de abandonar a escola mais cedo e descobrir as suas aptidões e capacidades. Desta forma o projeto tem três objetivos principais: Reduzir o número de abandono escolar precoce; aumentar a motivação desses alunos e desenvolver novos métodos para criar um ambiente escolar mais favorável.

Ao longo desta semana, os parceiros da Turquia, Grécia, Itália, Roménia e Portugal trocaram informações sobre o sistema educativo de cada país, apresentaram estudos sobre o abandono escolar precoce e reuniram informações sobre os objetivos, resultados esperados e fatores de risco do projeto. Foram ainda identificados os problemas encontrados com os alunos que abandonam a escola precocemente, tendo em conta as experiências dos professores participantes, sendo apresentadas sugestões de soluções para os problemas identificados.

O grupo constituído por quatro professores de cada país apresentou informação sobre projetos nacionais, participando em diferentes workshops relacionados com o tema. Os parceiros tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco a nossa região e fazer uma visita às oficinas Padre Himalaia.

A próxima mobilidade terá lugar em maio de 2022, na Grécia.

ltt-epralima