Segunda reunião transnacional no Âmbito do Projeto vWBL - "Virtual Work-Based Learning to simulate real experience in VET digital training"

Teve lugar, no passado dia 21 de maio, uma reunião online no âmbito do projeto vWBL – “Virtual Work-Based Learning to simulate real experience in VET digital training”, nº 2020-1-IT03-KA205-018135, financiado pelo Programa Erasmus +.

No início deste projeto criou-se um amplo questionário para identificar as necessidades e questões digitais na educação e formação profissional (EFP), envolvendo professores e peritos EFP em Portugal, Estónia, Bulgária, Chipre e Polónia. O objetivo do questionário é investigar as potenciais mudanças económicas e prioridades sociais e as necessidades e expectativas relacionadas com a educação e formação profissional numa situação pós pandémica.

Muito em breve será publicado no site do projeto  – https://www.vwbl.eu/ –  o estudo realizado sobre o questionário em cima descrito. Do qual saíram alguns resultados como por exemplo de todos os inquiridos 90% não tinham experiência anterior com o ensino à distância.

Concluímos também que os professores de modo geral, e em todos os países da parceria do projeto, necessitam de melhorar as competências digitais assim como os alunos. A nível de organização/planeamento de aulas também será necessário realizar algumas mudanças. A questão do “contacto “/relacionamento entre professores e alunos durante as aulas, e também o feedback das mesmas foram temas, entre muitos outros, abordados no estudo.

Grande parte dos professores, de todos os países parceiros, propuseram uma aprendizagem “híbrida”, isto é combinar a aprendizagem presencial com a online.

Como desfecho do estudo “aprendizagem digital veio para ficar e que é uma opção eficiente”.