Evento multiplicador do projeto "Proverbs Presentation and Reflections, Similarities and Differences across EU countries“

Realizou-se entre os dias 28 e 30 de novembro, em Arcos de Valdevez, o evento disseminador do projeto ProEUverb – Proverbs Presentation and Reflections, Similarities and Differences across EU countries“, fruto da parceria entre a Escola Profissional do Alto Lima, o Museums and galleries of Konavle, da Croácia, e a Järvilakeuden kansalaisopisto – Adult education, da Finlândia.

Durante três dias, esteve aberta ao público, no Posto de Turismo de Arcos de Valdevez, uma exposição de mais de 100 fotocolagens e desenhos, da autoria de Ivana Ognjanovac, uma jovem artista croata.

A exposição, intitulada “BABE I ŽABE”,  pretendia ser uma reflexão crítica sobre os valores transmitidos oralmente, de geração em geração. O trabalho foi criado de uma maneira específica, partindo do ponto de vista de uma criança. O narrador fictício infantil tentou, através dos seus papéis e manuscritos desajeitados, interpretar o mundo que o rodeia, querendo entender e desmistificar todos os seus significados, aparentemente muito importantes e misteriosos, que estão por trás das conversas e ações de seus modelos adultos.

O objetivo principal foi o de colocar a tónica em possíveis mal-entendidos geracionais de uma tradição (especificamente a dos Provérbios) e demonstrar que o tesouro de uma geração acaba por ser um fardo para outras gerações.

Assim sendo, e numa perspetiva de levar os alunos a concordarem ou não com a opinião da artista, as diferentes turmas da Epralima foram convidadas a visitar a exposição, para que com um olhar crítico pudessem realizar, à posteriori, uma reflexão sobre a obra observada.

O contacto com a arte e com outras formas de expressão, foi, com toda a certeza, uma mais valia para os nossos jovens.

Um agradecimento especial à Ivana, pela sua simpatia, pela sua disponibilidade e pela sua visão acerca de alguns provérbios do seu país.