WellY, O Bem-Estar nas Organizações em debate, em Novo Mesto

O projeto WellY, aprovado no âmbito do Programa Europeu Erasmus+ / Parcerias Estratégicas para a Educação e Formação Profissional, almeja introduzir nas organizações o perfil profissional de um(a) Gestor(a) do Bem-Estar para prevenir e combater o stresse relacionado com o trabalho.

A primeira reunião do projeto WellY decorreu nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, em Novo Mesto, na Eslovénia. A parceria foi acolhida pela entidade coordenadora do projeto, a Faculdade de Estudos Organizacionais, localizada em Novo Mesto.

O projeto WELLy parte do reconhecimento da crescente importância do stresse relacionado com o trabalho em quaisquer setores, atividades e locais de trabalho. Este projeto propõe uma nova abordagem para a gestão do stresse relacionado com o trabalho, criando um perfil totalmente novo com um potencial real e altamente inovador, graças a conhecimentos, competências e habilidades específicas. As competências desta figura profissional serão certificadas e reconhecidas graças ao desenvolvimento de um modelo de certificação a aprovar e a implementar a nível Europeu.

O primeiro objetivo da reunião de arranque foi o interconhecimento dos parceiros, para se criarem as condições ideais para trabalhar em conjunto nos próximos 3 anos, e tirar o maior proveito deste trabalho em parceria, para inspirar a melhor qualidade possível aos produtos esperados deste projeto.

O principal foco das discussões da parceria durante esta reunião foi o primeiro produto intelectual a ser desenvolvido no projeto – A análise do estado da arte ao nível das políticas e das práticas de promoção do bem-estar nas organizações. Foi feita uma revisão geral do estudo previamente realizado e procedeu-se a uma cuidada distribuição das atividades a desenvolver no âmbito deste trabalho, entre os parceiros.

Quais são os 5 produtos intelectuais esperados do projeto WellY?

PI1- Análise do estado da arte ao nível das políticas e das práticas de promoção do bem-estar nas organizações

PI2 – Definição de Perfil Profissional e do Currículo de Formação do Gestor de Bem-Estar no Trabalho

PI3 – Curso de Formação Piloto – Gestor de Bem-Estar no Trabalho

PI4 – Processo de Certificação ao nível da UE

PI5 – Recolha de evidências e desenvolvimento do Manual para o Gestor de Bem-Estar no Trabalho

Quem são os 8 parceiros do projeto BioS?

Os parceiros do projeto WellY são experientes na principal área de desenvolvimento do projeto, que é o desenvolvimento de novos conteúdos de formação e qualificação conjunta em Educação e Formação Profissional. A parceria é composta pelas seguintes organizações:

  • Faculty of Organisation Studies in Novo Mesto (Eslovénia);
  • Association for Developing Voluntary Work Novo Mesto (Eslovénia);
  • Escola Profissional do Alto Lima (Portugal);
  • Instituto Universitário de Lisboa (Portugal);
  • Sinergie Società Consortile a Responsabilità Limitata (Itália);
  • Psychometrics srl (Itália);
  • Institute of Entrepreneurship Development (Grécia);
  • FYG Consultores (Espanha).