Re.M.I.D.A. - Renewed Models for the Inclusion of Disadvantaged Adult

Re.M.I.D.A. – Renewed Models for the Inclusion of Disadvantaged Adult | Erasmus+ KA2 Strategic Partnership: 2019-1-IT02-KA204-063171

Foi realizada a 1ª Reunião Transnacional do Projeto Re.M.I.D.A em Monte Compatri – Roma, Itália, do qual a EPRALIMA é parceira, financiada pelo Programa Erasmus+. É um projeto na área da Educação de Adultos, com a duração de 24 meses e no qual se pretende contribuir para o combate da exclusão socioprofissional de adultos desfavorecidos acima dos 45 anos.

Esta parceria conta com a participação de 9 parceiros distribuídos por 8 países europeus: Portugal, Espanha, Bulgária, Eslovénia, Polónia, Roménia, Grécia e Itália. Deste último fazem parte dois parceiros, dos quais um é o coordenador do projeto – Consorzio Ro.Ma..

A agenda de trabalho teve como objetivo o conhecimento pessoal dos parceiros e promoção da união e coesão para o alcance dos resultados no projeto. Contribuiu para o início dos trabalhos das entidades parceiras no que respeita ao enquadramento feito por cada entidade/país no que se refere ao atendimento e desenvolvimento de competências transversais que dotem os adultos de maiores capacidades e competências para fazer frente à exclusão ou risco de exclusão socioprofissional de adultos desfavorecidos com mais de 45 anos.

Estão previstas algumas atividades principais como a definição e teste de um novo modelo de intervenção para a inclusão socioprofissional destes adultos, formação junto de profissionais que intervenham na educação e formação de adultos no sentido de se familiarizarem com a metodologia e por fim, atividades de divulgação e disseminação dos resultados do projeto. A metodologia a aplicar é o resultado da união de uma estrutura pedagógica com o modelo LEGO Serious Play e com as metodologias estabelecidas para a avaliação e orientação de adultos.

A EPRALIMA fez ainda a apresentação de um rascunho de Plano de Avaliação e Qualidade do Projeto e de todas as suas atividades no sentido de colocar à análise e discussão da parceria.

A segunda reunião deste projeto ficou agendada para o mês de fevereiro de 2020 na Roménia.