Projeto “European Adults: Training and Internationalization” | 5th Meeting – Catânia, Itália

No âmbito do Projeto EATI, financiado pelo Programa Erasmus+ – KA2 (204), na área da Educação de Adultos, realizou-se nos dias 22 e 23 de outubro de 2019 a 5ª reunião transnacional do projeto na bela cidade de Catânia, Sicília – Itália. Portugal, França, Espanha, Finlândia, Itália e Polónia fizeram-se representar de acordo com o seguinte:

  • EPRALIMA (entidade coordenadora) – Portugal (2 pessoas);
  • CIPFPM – Centro Integrado Público de Formación Profesional Misericordia – Espanha (3 pessoas);
  • E-SENIORS: Initiation des Seniors aux NTIC Association – França (3 pessoas);
  • Viteco S.r.l. – Vitale Tecnologie Comunicazione – Itália (1 pessoa);
  • Learning for Integration ry – Filandia (2 pessoas);
  • Fundacja “AKTYWNI XXI” – Polónia (4 pessoas).

A reunião teve como principal foco de trabalho o acompanhamento do desenvolvimento do Output n.º 2, ou seja, a análise e verificação da elaboração dos módulos e-learning que serão colocados na Plataforma Digital Europeia de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Esta plataforma tem um caráter pedagógico, informativo e interativo na medida em que os profissionais que trabalham na Educação e Formação de Adultos possam aceder e encontrar ferramentas de apoio ao seu trabalho, assim como, os adultos que que se encontram em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, ou que eventualmente, já tenham terminado essa etapa, possam aceder a autoformações disponíveis na plataforma.

Os módulos em fase de acabamento estão relacionados com a formação linguística – Inglês e com a dotação de competências que promovam a inserção no mercado de trabalho (TIC e Empreendedorismo). As entidades parceiras, em grande grupo, proporcionaram um momento de análise e reflexão sobre melhoramentos e/ou ajustes necessários para o sucesso das formações.

A EPRALIMA apresentou ainda o trabalho realizado junto dos adultos a selecionar para o estudo piloto do projeto, composto por 8 adultos, que terão a oportunidade de fazer uma mobilidade para a Finlândia em março de 2020 para receberem formação linguística.

A disseminação do projeto e das suas atividades foi realçada e reforçada em termos de atividades a levar a cabo por cada um dos parceiros.

Foram estabelecidas datas de trabalho a cumprir pelos parceiros de acordo com as responsabilidades assumidas na reunião, assim como, as datas da última reunião transnacional a realizar em Valência – Espanha, nos dias 27 e 28 de maio de 2020.