Educação para a Cidadania – Conhecer o Regulamento Interno da escola

No dia 23 de novembro de 2018, os alunos dos Cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Informática-Instalação e Gestão de Redes, turma C; Esteticista e Técnico em Animação de Turismo, turma D concluíram, com a dinamização de um placar informativo, o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Português e Área de Integração. Este trabalho, realizado no âmbito do projeto, Educação para a Cidadania, teve como objetivos essenciais dar a conhecer às turmas do primeiro ano o Regulamento Interno da escola, refletir sobre a importância da existência deste documento para a promoção de boas regras de convivência e civismo e favorecer o desenvolvimento de atitudes de participação, intervenção social, na escola, no trabalho e na sociedade. Tendo como premissa que a escola constitui um contexto privilegiado para a aprendizagem e o exercício da cidadania, foi lançado o desafio a estas turmas para ler, debater, refletir e partilhar com a comunidade escolar o Regulamento Interno da escola.

O resultado não podia ser mais satisfatório! Os alunos, envolvidos demonstraram interesse e entusiasmo, tendo desenvolvido uma discussão e posterior reflexão em torno dos direitos e deveres do aluno.

Porque a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo!