EPRALIMA apresenta resultados de projeto sobre o ECVET em seminário organizado pela Agência Nacional Erasmus+

No dia 30 de Julho de 2018, numa Reunião Geral de Monitorização sobre a Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem, a EPRALIMA integrou um painel sobre o Sistema Europeu de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais (ECVET), a convite da Agência Nacional Erasmus+, para apresentar os resultados de um projeto sobre este tema.

O Projeto EURspace: European I-VET Recognition Gateway, com contrato n.º 2015-1-PT01-KA202-013119, é financiado pelo Programa Erasmus+, no âmbito da ação chave 2 – Cooperação para a Inovação e a Partilha de Boas Práticas. Na sua implementação participam oito entidades, de sete países da Europa, sob a coordenação da Epralima.

Este Projeto iniciou em 01-09-2015 e termina em 31-08-2018, tendo o objetivo geral de facilitar a mobilidade Europeia de jovens em Educação e Formação Profissionais, contribuir para o desenvolvimento de uma área Europeia de competências e qualificações, e promover a transparência nos processos de reconhecimento, validação e certificação dos resultados de aprendizagem adquiridos durante uma mobilidade Europeia para fins de aprendizagem.

A Coordenadora da parceria Europeia, Dr.ª Célia Nunes, apresentou os principais resultados deste projeto, focalizado no ECVET e na conceção de qualificações baseadas em resultados de aprendizagem:

Plataforma Europeia ECVET

https://eurspace.eu/ecvet/

É uma plataforma digital que oferece apoio pedagógico a entidades envolvidas em projetos de mobilidade europeia, com especial enfoque nos processos de identificação, reconhecimento, validação e certificação de resultados de aprendizagem adquiridos no estrangeiro, por referência aos princípios do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) e às especificações técnicas do Sistema Europeu de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais (ECVET).

Principais funcionalidades:

  1. Base de dados de Organizações que trabalham em projetos de mobilidade Europeia – as organizações devem inscrever-se na Plataforma para utilizarem o circuito pedagógico, gerirem os seus projetos de mobilidade e fazerem upload de matrizes de resultados.
  2. Recursos Educativos Abertos – estão disponíveis recursos dirigidos a diferentes públicos-alvo: profissionais do EFP e profissionais que trabalham com projetos de mobilidade Europeia; alunos e recém-graduados de EFPI.
  3. Circuito Pedagógico: é um percurso virtual das etapas envolvidas na mobilidade Europeia de alunos para fins de aprendizagem, focado nos processos de identificação, reconhecimento, validação e certificação de resultados de aprendizagem. Para cada etapa, são associados instrumentos pedagógicos
  4. Matrizes de Correspondência: uma matriz de correspondência é um instrumento que mostra as unidades de resultados de aprendizagem que são equivalentes entre diferentes países, para uma determinada qualificação.
  5. Discussões de Projeto e Forum: as organizações registadas na plataforma podem gerir o seu projeto de mobilidade num espaço privado, comunicar e partilhar documentos entre si.

Metodologia de Matching
A abordagem metodológica sugerida pelo Projeto EURspace é sustentável e pode ser aplicável às diferentes áreas de formação e qualificações do Ensino e Formação Profissional, e diferentes países Europeus.

Kit Pedagógico EURspace
É recurso educativo aberto, composto por um Guia Metodológico para Profissionais e uma Bateria de Instrumentos Pedagógicos. O Guia é focalizado no ECVET e descreve a abordagem metodológica adotada no projeto. Tanto o Guia Metodológico como os 21 instrumentos práticos estão disponíveis na Plataforma Europeia ECVET, para consulta e download.

Guia de Apoio à Compreensão do ECVET para Alunos em EFPI
Este Guia informa os jovens sobre o ECVET; dá orientações sobre a garantia de qualidade de um programa Europeu de mobilidade; fornece linhas orientadoras sobre como escolher programas de mobilidade que asseguram o reconhecimento, a validação e a certificação dos resultados de aprendizagem adquiridos no estrangeiro, aquando do regresso ao país de origem.

Visite o website do Projeto EURspace em: www.eurspace.eu