GastroNet - Epralima
Descrição Geral do Projeto

A principal tarefa do projeto GastroNet está relacionado com o desenvolvimento de novos programas de ensino e formação profissional (EFP), nomeadamente na área de restauração, através do desenvolvimento de conjuntos de competências profissionais adaptadas às exigências do mercado de trabalho deste setor, especificamente no que diz respeito às necessidades dos empregadores e competências dos empregados.

Na realidade, isto é especialmente importante para o sistema educativo polaco, porque atualmente este não oferece oportunidades suficientes para adquirir as competências informáticas exigidas, hoje em dia, neste setor.
Por conseguinte, GastroNet fornecerá aos organizadores de EFP o apoio necessário para adaptar as ofertas de formação – competências e aptidões – às necessidades constantes deste setor.
A parceria também se esforçará por criar oportunidades de aprendizagem nos locais de trabalho, além de desenvolver um currículo inovador para uma disciplina específica, que será atualizado de acordo com as variações do mercado e o surgimento de sistemas e ferramentas TIC. Neste sentido, GastroNet contribuirá para a inovação dos sistemas de EFP, porque o principal objetivo é uma abordagem inovadora à forma como o EFP é conduzido, a fim de melhor corresponder às necessidades atuais e futuras da indústria da restauração, principalmente para os alunos que frequentam cursos nesta área.

É crucial desenvolver e implementar uma abordagem nova e mais relevante ao processo de ensino e aprendizagem. Esta abordagem reflete-se na divulgação de tecnologias e ferramentas TIC modernas.
Assim, o projeto visa criar um programa de formação que permite a aquisição dos conhecimentos mais recentes (por exemplo, comércio eletrónico) e o desenvolvimento de competências práticas (uso das redes sociais no marketing e na promoção). Atualmente, os currículos escolares não conseguem acompanhar as necessidades do mercado de trabalho em termos de novas tecnologias, particularmente o uso da Internet e sua aplicação prática no desempenho de atividades profissionais, razão pela qual uma organização patronal (ZDZ) foi convidada a participar na parceria, juntamente com uma escola de gastronomia de Kielce.
A experiência deles é crucial e ajudará a criar uma formação mais atraente que atende às necessidades do mercado de trabalho. Os parceiros do projeto incluem também especialistas de formação profissional, e a sua presença permitirá enriquecer o programa de formação. Ao partilhar a metodologia de ensino, saberemos quais os elementos inovadores a introduzir e criar.
A natureza inovadora do projeto será também assegurada por especialistas na área das novas tecnologias, bem como de vendas e marketing (membros da Fundação).

Portanto, o projeto responderá às necessidades do mercado de trabalho, formando pessoas com conhecimentos, competências e aptidões para vender e adquirir clientes através da Internet, porque, infelizmente, a pandemia aumentou esta necessidade.
Por isso, o projeto pretende equipar os alunos da área de restauração com novas competências e ferramentas para superar desafios, criados por situações como a pandemia, graças ao programa de formação do GastroNet.


Grupo-alvo

Diretos:

  1. Alunos de EFP – Cursos de Restauração
  2. Professores/formadores de EFP (especificamente da área de restauração)

Indiretos:

  1. Escolas locais e centros de formação profissional na área de cada escola parceira
  2. Decisores a nível local, regional, nacional e europeu (Autoridades Locais e Europeias)
  3. Especialistas ou profissionais do sector
  4. Imprensa e meios de comunicação social
  5. Público em geral e outros stakeholders

Objetivos
  • Aumentar as competências dos alunos do ensino profissional que concluem os cursos de restauração na área das técnicas de marketing e vendas eletrónicas;
  • Aquisição de clientes com base nas novas tecnologias e na Internet.

Atividades principais

As principais atividades do projeto serão três workshops dedicados à troca de experiências e novas tecnologias, à criação do conceito e do programa da formação e à formulação do plano e do esboço da formação. Entre os workshops serão realizados:

  1. Pesquisa – Focus Grupos
  2. Mapeamento de competências
  3. Seminários sobre o Sistema Integrado de Qualificações
  4. Desenvolvimento de inovação pedagógica
  5. Evento multiplicador
  6. Reuniões Internacionais do Projeto utilizadas para gerir o projeto.

Resultados Esperados/Produtos

Os resultados esperados são os seguintes:

  • troca de experiências entre os parceiros, com o objetivo de aumentar o conhecimento do pessoal educativo das organizações participantes no projeto;
  • aquisição de novos conhecimentos relacionados com novas tecnologias e técnicas de vendas, a fim de melhor preparar o plano de formação
  • preparação de um conceito de formação para alunos de escolas de hotelaria e restauração;
  • desenvolvimento de inovação pedagógica;
  • formulação de um plano de formação e esboço para alunos de escolas de hotelaria e restauração.

Parceria

Coordenador: Zofia Zamenhof Foundation (PL)

Parceria: Itália, Polónia e Portugal

  • CNIPA Puglia (It)
  • EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. (PT)
  • Staropolska Chamber of Industry and Commerce (PL)
  • Vocational Development Institute (PL)

Mais Informações

Privacy Preference Center