Time to Move: uma coleção de eventos, em toda a Europa, direcionados a jovens durante o mês de outubro.  
 
A Epralima participou na 2ª reunião online do projeto Heritage For Youth.
Esta reunião ocorreu com o objetivo de delinear estratégias de ação conjunta de forma a implementar atividades de disseminação do projeto pelos países participantes.
No final todos os países foram unânimes em considerar que as atividades a desenvolver tenham em atenção a situação atual e as regras de cada país.
Os países que participam neste projeto são: Portugal, Espanha, Lituânia, Roménia, Grécia, Itália e Croácia.
 
Arrancou esta semana  mais uma campanha de recolha de tampinhas e de cartão/papel e plástico, já uma tradição do Projeto Eco-Escolas da Epralima.
A equipa do Eco-Escolas tem como grande objetivo a criação de uma comunidade mais sustentável, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista social.
 
A EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima obteve, no dia 10 de agosto de 2020, por decisão da ANQEP- Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, o Selo de Conformidade EQAVET .
 
As aulas terão início a 17 de setembro.
 
Projeto EUROPEAN HERITAGE FOR YOUTH INVOLVEMENT AND ENTREPRENEURSHIP - HERITAGE FOR YOUth – Primeira reunião de projeto
 
O projeto OMG - Open Minded Generation (Project No:  2018-1-EL01-KA229-047897) que tem como principais objetivos o combate à discriminação, ao preconceito, aos estereótipos, ao racismo, e o desenvolvimento de comportamentos democráticos, a promoção de uma consciência social face às minorias, às migrações, às pessoas com deficiência e a defesa dos direitos humanos,  alcançou o Selo de Qualidade eTwinning, tendo sido reconhecido que o projeto atingiu um determinado padrão a nível nacional e europeu.
 
Terceira reunião do Projeto Re.M.I.D.A. - Renewed Models for the Inclusion of Disadvantaged Adult | Erasmus+ KA2 Strategic Partnership: 2019-1-IT02-KA204-063171
 
Re.M.I.D.A. - Renewed Models for the Inclusion of Disadvantaged Adult | Erasmus+ KA2 Strategic Partnership: 2019-1-IT02-KA204-063171
 
No âmbito do programa Eco-escolas, os alunos do curso Técnico de Design de Interiores e Exteriores, da Delegação de Ponte de Lima da Epralima, criador ou póster Eco-Código que traduz o código de conduta ambiental da escola, também por eles elaborados. Esta atividade decorou sob orientação da Diretora de Curso, Susana Vassalo e Coordenadora do Programa Eco-escolas, Helena Santos.
 
O Centro Qualifica Epralima, em parceria com a SARRELIBER, certificou 6 colaboradores de nível secundário através do Processo RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências)
 
O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
 
É isso que o projeto WELLy fará e, uma vez identificadas as competências necessárias à gestão de saúde e bem-estar e promoção do engagement dos colaboradores, o desafio será apoiar os gestores/as a desenvolver essas mesmas competências e usá-las na sua abordagem de gestão de pessoas.
 
No âmbito do Projeto Corpo Europeu de Solidariedade - A EPRALIMA em Ação, a EPRALIMA promove um processo de consciencialização ambiental, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, nomeadamente a compostagem que se efetua na Escola, contribuindo, assim, para uma sociedade com menos lixo e mais recursos.
 
 
 
Siga o WELLy em:
 
Voluntariado em tempos de covid 19, no âmbito do projeto "Epralima em ação"!
 
As medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19, nomeadamente a interrupção da atividade letiva e a necessidade de uma permanência prolongada em casa, alteraram a rotina de milhares de crianças. Menos atividade física e alterações no comportamento de compra de alimentos por parte dos encarregados de educação, podem colocar muitas crianças em risco. Nestas condições, o consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade nutricional associados ao sedentarismo podem promover o ganho de peso e o aparecimento de doenças associadas no futuro.

Estes são os motivos pelos quais, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde, publica este breve manual destinado a encarregados de educação, professores e a todos aqueles que por estes dias têm crianças em casa. É necessário promover o isolamento social, pois é a melhor maneira de evitar a propagação da doença, mas, ao mesmo tempo, é desejável adotar determinados comportamentos que nos permitam aproveitar este período para promover a alimentação saudável dos mais novos e garantir mais saúde e bem-estar nos próximos tempos.

Este documento descreve brevemente a importância da alimentação na saúde e desenvolvimento das crianças; apresenta algumas regras simples para uma alimentação saudável para este grupo etário e que são para qualquer altura do ano; alguns cuidados especiais a ter neste período, como por exemplo a atenção particular que deve ser dada à publicidade alimentar nos meios digitais, pois nestes dias as crianças passam muito tempo em frente ao ecrã e; por fim, a oportunidade desta ocasião para uma aprendizagem comum sobre como preparar refeições familiares de qualidade.
Este documento destina-se a encarregados de educação, mas também a educadores e professores no contexto das suas atividades educativas.
 
O projeto WellY, aprovado no âmbito do Programa Europeu Erasmus+ / Parcerias Estratégicas para a Educação e Formação Profissional, almeja introduzir nas organizações o perfil profissional de um(a) Gestor(a) do Bem-Estar para prevenir e combater o stresse relacionado com o trabalho.
 
No dia 15 de abril decorreu mais uma Sessão de Júri de Certificação de 7 adultos no âmbito do Processo RVCC Escolar de Nível Secundário, através da modalidade Certificação a Distância.
 
A Epralima elaborou um Plano de Ensino à Distância (já aplicado nas duas semanas anteriores ao final do segundo período) utilizando para isso, vários instrumentos de apoio educativo como por exemplo a plataforma Teams, e-mail, entre outras. Procurando assim encontrar as melhoras respostas para toda a comunidade escolar, permitindo a todos os alunos o acesso às aprendizagens.