[Faqhst - InForAdapt] PSS

Fórum de Higiene e Segurança do Trabalho faqhst epralima.com
Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2008 - 23:16:13 WET


BOA NOITE,
 
POR FAVOR:
GOSTARIA DE TER INFORMAÇÕES SOBRE ACIDENTE DE TRABALHO NA AREA DE CONSTRUÇÃO CIVÍL , SOBRE SOTERRAMENTO.
 
ATT.
SORAIA
 



Date: Wed, 26 Nov 2008 14:34:21 +0000To: faqhst  epralima.comFrom: faqhst  epralima.comSubject: Re: [Faqhst - InForAdapt] PSS
o meu e-mail é mafaldapratas  gmail.com.
 
Ao dispor para o que sei...o que não sei procuro saber... :-)
2008/11/26 Fórum de Higiene e Segurança do Trabalho <faqhst  epralima.com>

Colega Mafalda, realmente estamos nesse estado. No entanto gostaria de saber o seu e.mail ou telefone para trocar uma opinião consigo.
Desde já o meu obrigado pelo esclarecimento.
 
Altino Silva
TSSHT



2008/11/26 Fórum de Higiene e Segurança do Trabalho <faqhst  epralima.com>

Bom dia,
 
As autarquias seguem directrizes legais nas quais um Plano de Segurança e Saúde é encarado com um projecto.
 
Recentemente tive que entregar todos os projectos da especialidade para a minha casa, e como técnica de segurança elaborei o PSS e qual não é (também) o meu espanto quando me dizem que este documento tem de ser acompanhado por um termo de responsabilidade, de um técnico reconhecido/inscrito numa associação ou ordem.
 
Dado que tinha urgência no levantamento da licença, contornei o "obstáculo".
 
No entanto, em conversa com os técnicos da ACT de Coimbra, coloquei esta questão, à qual me responderam aquilo que todos nós sabemos: o PSS não é um projecto, e como tal não pode nem deve ser encarado como tal, dispensado o referido termo.
 
No entanto, dado que quem precisa e tem pressa não tem tempo para andar com pareceres para cá e para lá, as Autarquias têm seguido escrupulosamente as regras administrativas, sem conhecimento da legislação de seguraça, nomeadamente o 273, colocando tudo no mesmo saco.
 
 Mafalda Pratas
2008/11/26 Fórum de Higiene e Segurança do Trabalho <faqhst  epralima.com>




Colegas gostaria que alguém me esclarecesse o seguinte caso saibam:
 
Como TSSHT, reconhecido pela ACT e devidamente "EnCAPado" pela mesma, elaborei um Plano de Segurança e Saúde para uma vivenda, e reforço, que estamos a falar de um Plano e não de um Projecto. No entanto foi levantada pela Autarquia uma coisa nova que até à data eu desconhecia. Segundo o Arquitecto responsável, o Técnico responsável pela elaboração o PSS tem de estar inscrito numa Associação Profissional tipo, Ordem dos Eng. ou Arquitectos, mas só que de SHT?????????
 
O que eu queria colocar em discussão, é o seguinte:
 
- Pode um TSSHT elaborar PSS? - se pode fazer a coordenação dos mesmos e acompanhamento, não os poderá elaborar também?
- É obrigatório a inscrição dos TSSHT em alguma Associação para elaborar PSS's ou exercer actividades de Segurança e Higiene do Trabalho? a certificação por parte da Entidade Nacional Responsável, não basta? 
 
Gostava de saber a vossa opinião, até porque temos de estar informados e documentados, pois pelos vistos o nosso trabalho de TSSHT está a ser posto constantemente em causa, que por Eng. e Arquitectos.
 
Por isso se alguém quiser opinar acerca disto ou tiver conhecimento fundamentado (Legislação) agradecia,
 
Um abraço a todos, -- Artur Altino Fonseca SilvaTSHST_______________________________________________Faqhst mailing listFaqhst  epralima.comhttp://epralima.com/mailman/listinfo/faqhst_epralima.com_______________________________________________Faqhst mailing listFaqhst  epralima.comhttp://epralima.com/mailman/listinfo/faqhst_epralima.com-- Artur Altino Fonseca SilvaTSHST_______________________________________________Faqhst mailing listFaqhst  epralima.comhttp://epralima.com/mailman/listinfo/faqhst_epralima.com
_________________________________________________________________
Conheça o Windows Live Spaces, a rede de relacionamentos do Messenger!
http://www.amigosdomessenger.com.br/
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://epralima.com/pipermail/faqhst_epralima.com/attachments/20081126/a714f373/attachment.html>


Mais informações acerca da lista Faqhst