NACULSIN

Programa/Medida
Erasmus +
KA229 - PARCERIAS DE INTERCÂMBIO ESCOLAR

Nome/Nº Projeto
Natural and Cultural Heritage - Tools for Social Inclusion | 2019 1 RO01 KA229 063836_3

Entidade Coordenadora
Liceul Tehnologic Bratianu, Roménia

Período de Implementação
de  01-09-2019  a 31-08-2021 (24 meses)

Descrição Geral do Projeto
Contexto
Porque todos os tipos de informação são hoje em dia muito facilmente acessíveis através da Internet e de outros meios de comunicação modernos, é muito fácil para os alunos encontrarem tudo, mas nenhum deles é capaz de trabalhar com a informação, para a contextualizar ou para avaliar a informação. Este tipo de trabalho com diferentes tipos de informação é uma das habilidades mais necessárias no mundo moderno.

Com este projeto, gostaríamos de ampliar o conhecimento dos nossos alunos sobre a cultura e a cultura da UNESCO, património natural. O património da UNESCO podem ser encontrados no nosso país, bem como nos países dos nosso parceiros. Os alunos que irão participar neste projeto irão adquirir conhecimentos sobre valores culturais, e irão conhecer a importância do património natural e cultural da UNESCO. Os alunos também irão ter a oportunidade de passar este conhecimento para outros parceiros, para discutir tudo e ganhar a informação uns dos outros.

O objetivo geral do projeto é maximizar o impacto do programa Erasmus+ no domínio da educação para o património cultural e para incentivar as escolas para uma maior sensibilização para as riquezas da Europa, isto é, sobre o património cultural sob todas as suas formas, através de visitas, encontros com peritos em património atividades lúdicas e educativas.

Os objetivos específicos são:

O1: A inclusão social de um total de 360 alunos das 6 escolas parceiras, fornecendo programas educacionais inovadores adicionais dentro do projeto.

O2: Implementar estratégias de ensino e aprendizagem de qualidade para maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os alunos e especialmente para alunos de origem étnica, migrante e refugiada.

O3: Aumentar a sensibilização dos alunos e professores para a conservação, a cultura e a natureza UNESCO patrimônio e a necessidade de cuidar do meio ambiente.

O4: Melhorar ainda mais o comportamento dos alunos, a autodisciplina e reduzir o absentismo escolar através de 40% e abandono escolar em 30% entre os alunos das 6 escolas parceiras.

Grupo-Alvo
Todos os alunos que participam no projeto estudam as seguintes disciplinas comuns nas seis escolas parceiras: inglês, história, geografia, informática, matemática, ciências, etc. Assim, têm preocupações comuns e estão interessados sobre os aspetos culturais específicos da comunidade europeia. Um total de 120 estudantes participarão na mobilidade internacional.

Atividades
Cada escola organizará atividades ao nível em que os alunos serão os atores principais: visitas documentais, brochura da UNESCO, filme da UNESCO, calendário da UNESCO, etc. Um total de 240 alunos serão envolvidos nas atividades locais. No desenvolvimento das atividades do projeto, os alunos utilizarão diferentes tecnologias de informação para aumentar o seu interesse na escola (tecnologias utilizadas: kahoot,prezi,piktochart, timetoaster,dotstorming, etc.).

Resultados/Produtos

  1. Guia - um livro sobre o património natural e cultural da UNESCO. Cada parceiro escolherá 3 objetivos culturais da UNESCO e 3 sítios naturais da UNESCO na sua região, que trabalharão em conjunto para produzir este guia que conterá fotos e explicações. O guia será em inglês e espanhol e traduzido nas línguas dos parceiros.
  2. Filme sobre o património cultural e natural da UNESCO. O filme será dirigido por alunos sobre visitas a sítios da UNESCO.
  3. Website do projeto. Será também a plataforma de partilha de boas práticas.
  4. Calendário com fotos tiradas durante os encontros e fotos da UNESCO cultural e natural.
  5. Exposição de cartazes realizados pelos alunos.

Parceria

  • EPRALIMA - ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO LIMA, Portugal;
  • Istituto Tecnico Settore tecnologico – Liceo Scientifico "E. Mattei", Itália;
  • 3rd Lyceum of Koropi, Grécia;
  • I.E.S. Francisco Ayala de Granada, Espanha;
  • Obchodni akademie a Stredni odborna skola logisticka, Opava, prispevkova organizasse, Rep. Checa;

+INFO
www.epralima.pt

Online

We have 21 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.