Game Based Learning for Development of Problem Solving Skills

Programa/Medida
Erasmus +
KA201 - Strategic Partnerships for school education

Nome/Nº Projeto
Game based learning for development of problem solving skills | 2019-1-PL01-KA201-065002

Entidade Coordenadora
Zespół Szkół Ponadpodstawowych in Chojna, Polónia

Período de Implementação
de  01-09-2019  a 31-08-2021 
( 24 meses)

Descrição Geral do Projeto
Contexto
Os últimos testes PISA mostram que a maioria dos países da UE tem menos competências de resolução de problemas que os seus pares na Ásia. O objetivo do projeto é aumentar estas competências nos países parceiros. Por isso, a parceria irá desenvolver estratégias e táticas baseadas na nossa análise pan-europeia de boas práticas da utilização estratégica do Game Based Learning (GBL) na sala de aula, preparar manual metodológico e implementar em 35 escolas em prol da melhoria das competências de raciocínio lógico nos países parceiros que não obtiveram resultados satisfatórios no teste PISA.

O GBL e os puzzles de lógica são duas formas pelas quais os alunos do ensino secundário podem aumentar as suas competências analíticas. Na verdade, fortalecer seu cérebro por meio de jogos mentais permite que os alunos resolvam melhor os problemas no mundo real, bem como os exames na escola. http://www.usnews.com/education/blogs/college-admissionsplaybook/2014/06/23/5-ferramentas para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico antes da faculdade.

A vida consiste em resolver problemas. As mudanças na sociedade, no ambiente e na tecnologia significam que o conteúdo do conhecimento evolui rapidamente. Adaptar, aprender, ousar experimentar coisas novas são entre as chaves para a resiliência e o sucesso num mundo imprevisível.

Os alunos serão desafiados praticar habilidades específicas necessárias para resolver com sucesso problemas de uma forma divertida. Os professores serão sensibilizados para as diversas formas de implementações da GBL, incluindo as tradicionais, para promover as competências de resolução de problemas dos seus alunos. Estarão equipados com o conhecimento e as habilidades para fazer com que seus alunos têm a capacidade de resolver problemas de forma eficiente e sem dificuldade. O nosso objetivo é aumentar a percentagem de competências de resolução de problemas de 10% a 20% em todos os países participantes.

Grupo - Alvo

  • Professores do EFP e das Escolas Secundárias
  • Estudantes de escolas secundárias
  • Diretores e responsáveis pelo sistema de serviços locais, políticos e responsáveis para entidades locais e Administração Pública e Educacional

Atividades

  • Análise de boas práticas de utilização de qualquer tipo de GBL nos currículos do ensino secundário para promover habilidades de resolução de problemas;
  • Formação de Professores-Promotores Nacionais para o Desenvolvimento de Competências de Resolução de Problemas através da GBL;
  • Guia para a implementação de boas práticas na educação;
  • Intercâmbio a curto prazo de grupos de alunos.

Resultados/Produtos
IO1 - Análise das boas práticas de utilização da aprendizagem baseada em jogos nos currículos do ensino primário e secundário para fomentar as competências de resolução de problemas.

IO2 - Orientações para a implementação de boas práticas na educação

IO3 - Portal de educação com 15 vídeos de regras e descrições de jogos

IO4 - Desenvolvimento de um programa de formação e implementação em 40 escolas em todos os países parceiros

Parceria

  • Selcuklu Mahmut Sami Ramazanoglu Anadolu Imam Hatip Lisesi, Turquia
  • EPRALIMA – ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO LIMA , Portugal
  • SMART IDEA Igor Razbornik s.p., Eslovénia
  • Sdrujenie Nauchno-Obrazovatelen Tsenter STEAM, Bulgária
  • Colegiul Tehnic de Transporturi Auto, Roménia
  • KONYA IL MILLI EGITIM, MUDURLUGU, Turquia
  • Stowarzyszenie Douzelage, Polónia

+INFO
www.epralima.pt

Online

We have 13 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.