Te.D2

Programa/Medida   
Erasmus +
KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training

Nome/Nº Projeto     
Te.D2 - Therapy dog handler: development of a certified training course for dog handler in the AAI according to the ECVET procedures
Projeto n.º 2015-1-RO01-KA202-014985

Entidade Coordenadora   
Asociatia Vasiliada (RO)  

Período de Implementação
01-09-2015 a 31-08-2017
 

Descrição do Projeto
Contexto

Em relação com a iniciativa europeia “Novas Competências para Novos Postos de Trabalho”, este projeto tem a pretensão de criar um novo perfil profissional para suportar e apoiar a Terapia Assistida por Animais, neste caso, a terapia assistida por cães.

O Projeto Te.D2 visa proporcionar evidências, recursos e competências para que a Terapia Assistida por Animais seja mais amplamente utilizada em cada país parceiro, partindo de uma prática inovadora de um parceiro italiano que tem uma vasta experiência neste campo de intervenção, sendo simultaneamente uma oportunidade para que profissionais da área de saúde e áreas afins, que estão desempregados, encontrem uma nova oportunidade de carreira, através do desenvolvimento de competências como condutores de terapia assistida por cães. O Projeto Te.D2 usará o modelo do Curso Argo, desenvolvido por um parceiro italiano, adaptando-o para ser implementado com diferentes pessoas desempregadas nos países que constituem a parceria.

Durante este Projeto, pretende-se implementar as adaptações e as conclusões a que se chegou após a implementação do Projeto Te.D1, seguindo-se uma linha metodológica semelhante, já testada, e introduzindo um novo valor acrescentado. O Projeto tem uma forte conexão com os objetivos da Estratégia Europa 2020, garantindo que as pessoas mais vulneráveis na sociedade, tais como os desempregados, não fiquem para trás ou não se tornem socialmente excluídos.

O Projeto Te.D2 tem o objetivo de proporcionar novos instrumentos de formação para potenciar uma terapia assistida por cães. Através da gestão de intervenções assistidas por animais (Atividades Assistidas por Animais e Terapia Assistida por Animais), este projeto visa proporcionar oportunidades de aprendizagem de alta qualidade. Estas competências são desenvolvidas de forma integrada nas principais áreas de aprendizagem num currículo e em diferentes contextos ao longo do currículo, através de uma abordagem integradora e inovadora: aprendizagem interativa e aprendizagem no posto de trabalho.   

O Projeto Te.D2 foca-se no desenvolvimento de uma formação inovadora para integrar a linha do currículo, com o objetivo de suportar e ajudar pessoas com vulnerabilidades e dificuldades. Sendo a mobilidade de cidadãos na UE cada vez mais frequente, bem como a necessidade de mobilidade ao longo da carreira, considerou-se pertinente que este projeto tenha em conta a aplicação do ECVET. Por isso, no desenvolvimento deste trabalho, será adotada uma abordagem de qualificações profissionais baseadas em resultados de aprendizagem, como recomendado pelo QEQ e ECVET. O projeto curricular Te.D2 proporciona formação focada em aprendizagens baseadas no trabalho, adaptada para indivíduos que pretendem integrar ou reintegrar o mercado de trabalho, um currículo de aprendizagem individual flexível e modularizado e a aprendizagem baseada no trabalho focado na aquisição de competências chave no terreno.

O Projeto Te.D2 será projetado por profissionais de formação experientes no ULSS 4 de Vicenza, com base na experiência do passado e dos parceiros do projecto. Destina-se a melhorar a empregabilidade de grupos-alvo, tais como desempregados de longa duração permitindo-lhes promover-se de forma mais eficiente no mercado de trabalho, especialmente num setor onde são necessárias novas competências especializadas.

O currículo incorpora: desenvolvimento pessoal, melhoria habilidades através de atividades desenvolvidas em grupo, atividades de mentoring e de coaching de um para um para construir a confiança e a motivação, formação individual em posto de trabalho.

O Projeto Te.D2 visa ainda o desenvolvimento de um DVD interativo, para integrar o currículo clássico, seguindo um conjunto de orientações da Agenda Europeia para estimular uma aprendizagem de alta qualidade, com recurso a técnicas de ensino-aprendizagem inovadoras, através do uso de novas tecnologias e conteúdos digitais.

Grupo-alvo:
Desempregados de longa duração.

Atividades: 

Atividade 1 - Gestão do Projeto
Consistirá na preparação e execução do Kick-Off Meeting, a coordenação
das atividades e a monitorização das atividades, garantindo a apresentação atempada dos resultados, acompanhamento e avaliação da eficácia estratégica e dos procedimentos de implementação do Projeto, gestão de todos os aspetos relacionados com a gestão financeira do projeto, a comunicação regular com a Agência Nacional de Estocolmo e reuniões regulares com os parceiros, reuniões internas dentro da organização requerente.

Atividade liderada por: Organização Asociatia Vasiliada (RO).

Atividade 2 - Pesquisa Te.D2
Cada país parceiro procederá a uma investigação sobre a caraterização e as necessidades do grupo alvo, em termos de:

  • Levantamento de Necessidades de Formação sobre os suportes existentes para condutores de terapia assistida por cães;
  • Revisão da literatura existente; entrevista com 10 condutores de cães, por país parceiro;
  • Entrevista com as principais partes interessadas (organismos de apoio, organismos públicos, associações de TAA, etc);
  • Entrevista com um organismo representante do governo, em cada país parceiro;
  • Melhores práticas / estudos de caso, em cada país parceiro; 
  • A legislação atual em cada país em matéria de TAA.

Trata-se de um documento que analisa as entrevistas semi-estruturadas e resume as pesquisas quantitativas. O modelo do documento e os guiões das entrevistas serão definidos pelo parceiro que lidera esta atividade.

Atividade liderada por: The Geminarie Group (MT).

Atividade 3: Adaptação do Projeto Argo nos Países Parceiros
O Curso Argo será traduzido e adaptado para ser utilizado na Roménia, em Itália, em Espanha, em Portugal, em Malta e na Lituânia, seguindo os padrões de qualificação do QEQ / ECVET. O Projeto Te.D2 visa a produção de um currículo modularizado, para ser adaptado individualmente, orientado curricularmente para a formação de pessoas desempregadas, a fim de poderem começar a trabalhar como condutores de cães, para o uso em organizações de saúde pública, Lares, Associações de TAA. O número de módulos e o conteúdo será definido pelos especialistas envolvidos no projeto. Todos os parceiros envolvidos no Projeto desenvolverão um currículo, por referência ao EQF, seguindo as indicações dos 6 parceiros e respeitando os procedimentos padrão do ECVET.

Todos os Parceiros deverão colaborar entre si, sob a liderança da Associazione NET (IT).

Atividade 4: Desenvolvimento de Instrumentos Interativos
Desenvolvimento de um DVD que irá integrar o curso Te.D2. O DVD deverá conter vídeos de estudos de caso e secções de TAA, como exemplos práticos para entender o funcionamento das atividades com animais, por país parceiro. O DVD deverá cobrir um módulo do programa.

Atividade liderada por: ERCC (LT).

Atividade 5: Teste Piloto do Curriculum Projeto Te.D2
O Curriculum Te.D2, desenvolvido ao longo deste projeto, deverá ser alvo de um teste piloto em cada país parceiro, a fim de avaliar:

  • O modelo
  • A metodologia
  • Os conteúdos
  • A duração do programa

Deve ser avaliada a eficácia do Curriculum Te.D2 como mecanismo de formação para os prestadores de EFP. Durante o tste piloto, as partes interessadas serão envolvidas para verificar e avaliar o impacto e a eficácia do currículo inovador. Os parceiros terão de elaborar um relatório final sobre os problemas subjacentes durante a implementação do Projeto Piloto e os aspectos positivos, aspetos que devem ser modificados e possíveis alterações necessárias para a boa implementação do currículo, por forma a serem obtidos os resultados desejados.

Atividade liderada por: Epralima (PT).

Atividade 6 - Avaliação
Esta é uma atividade transversal a todo o Projeto. Serão emitidos dois relatórios de avaliação.

Atividade liderada por: Asociatia Vasiliada (RO).

Atividade 7 - Disseminação.
Esta atividade também será transversal ao Projeto. Todos os parceiros contribuirão para a organização e implementação das atividades de disseminação a nível local e nacional. Serão feitas duas reuniões de divulgação locais por cada país parceiro, uma no início e outra no final do Projeto, com o objetivo de informar sobre as atividades, os resultados e os produtos do Projeto.

Atividade liderada por: Asociatia Vasiliada (RO).

Parceria:
A parceria é constituída por 7 entidades de 6 países Europeus:

  • Asociatia Vasiliada (Roménia);
  • Associazione N.E.T. Networking Education & Training (Itália);
  • Local Health Unit ULSS n. 7 "Pedemontana" (Itália);
  • Viesoji istaiga "Svietimo, Tyrimu ir Konsultaciju Centras" (Lituânia);
  • Epralima - Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. (Portugal);
  • Asociacion Social Asocron (Espanha);
  • The Geminarie Group (Malta).

Visite o nosso site em www.ted2.org

ou siga-nos no facebook

Online

We have 58 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.