TECRINO-Teaching creativity in engineering

Programa/Medida 
Programa Setorial Leonardo da Vinci
Projeto Multilateral de Desenvolvimento de Inovação

Nome/Nº Projeto
TECRINO-Teaching creativity in engineering
Nº 538710-LLP-1-2013-1-CY-LEONARDO-LMP

Entidade Coordenadora   
RTD TALOS Ltd (Chipre)  

Período de Implementação
 01-01-2014 a 31-01-2016 (25 meses)

Descrição do Projeto
Contexto

A aptidão para a inovação e criatividade na resolução dos problemas constituem um dos objetivos chave para a educação na sociedade de conhecimento. A inovação adquire-se, aprende-se e experimenta-se mas existem causas que inibem as instituições em incorporar a sua prática. Várias são as causas que explicam este cenário, como sejam a crença de que a criatividade é uma “dádiva” que pertence a muitas poucas pessoas, a falta de qualidade dos conteúdos didáticos existentes no “mercado”, a ausência de dispositivos de avaliação sobre a criatividade em contextos educativos, entre outras…

Conscientes disso, vários parceiros uniram esforços no sentido de concretizar um projeto piloto para colmatar com as necessidades que se deparam no âmbito da sua experiência profissional de ensino e formação, de forma a que o projeto Tecrino seja um passo decisivo para incrementar a inovação nos processos de ensino e aprendizagem.

Tecrino - Teaching creativity in engineering afirma-se como um projeto inovador que pretende criar conteúdos educativos que permitam aumentar a criatividade, materializados num pacote formativo dirigido a professores e alunos, cujo locus incidirá no entendimento dos processos mentais que induzam a inovação. No final, espera-se ter um conjunto de cursos presenciais e online para professores e alunos para explorarem as suas competências que lhes permita uma nova forma de pensar na resolução de problemas. Para tal, o projeto TECRINO visa criar uma metodologia para a conceção, desenvolvimento e validação através de um grupo transnacional de itinerários pedagógicos e recursos didáticos em prol da valorização, desenvolvimento e mobilização de competências ligadas à inovação (criatividade, o conhecimento social e emocional, trabalho em equipe, liderança , etc.).

Grupo-alvo:
Alunos, professores, formadores e demais profissionais de formação.

Atividades:

  • O TECRINO pode ser resumido na criação de:
    Um conjunto de itinerários formativos modulares para qualificar o grupo na valorização, desenvolvimento e mobilização de competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais.
  • Um conjunto de guias didáticos em formato CD-ROM (na versão de formador e do formando) para valorizar, desenvolver e mobilizar as competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais.

Para o efeito, foram desenvolvidas as seguintes etapas de trabalho: 

  • Conceção e verificação pelos peritos do itinerário pedagógico e dos recursos didáticos de apoio;
  • Experiência piloto para a validação do itinerário pedagógico e dos recursos didáticos de apoio;
  • Mediatização e edição dos produtos finais;
  • Disseminação e exploração dos produto finais.

Parceria: 

  • Epralima_Escola Profissional do Alto Lima.
  • University of Zagreb (Croácia)
  • "Dunarea de Jos" University of Galati (Roménia)
  • Syntea SA (Polónia)Inercia Digital S.L.(Espanha)
  • Fondo Formación Euskadi (Espanha)Business Innovation Croatian Agency -  BICRO (Croácia)

Mais informações em: www.tecrino-project.eu

Online

We have 39 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.

Efetue login para aceder à documentação