Seminário online, “Ser jovem, hoje! Desafios, Problemáticas e Consequências na Era das Redes Sociais Digitais”

Alunas do 2.º ano, do curso Técnico de Vendas e Marketing, assistiram e interagiram com o professor Pedro Rodrigues Costa, docente e investigador na Universidade no Minho, no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), no seminário online, “Ser jovem, hoje! Desafios, Problemáticas e Consequências na Era das Redes Sociais Digitais”. 

O investigador Pedro Rodrigues Costa começou por explicar que o ecrã, conectado pela Internet e disposto em sistemas reticulares de consumo e partilha individual e grupal, gerou novas práticas, algumas violentas e criminosas, que afetam o bem-estar individual e coletivo, prejudicam a economia (individual e coletiva), potenciam direta ou indiretamente outras atividades criminosas e são de extrema complexidade no que concerne à recolha de provas devido à ausência do “princípio de territorialidade”, bem como à questão do local onde estão armazenados os dados. 

 No final do seminário, foi abordada a necessidade de se implementarem ações que visem proteger crianças e jovens dos desafios lançados pela Era Digital, conjugando os esforços dos alunos, professores e pais para prevenir estas ameaças (cyberbullying ou ciberstalking). As alunas demonstraram muito interesse pelos temas apresentadas e manifestaram o desconhecimento relativamente a alguns crimes a que podem ser sujeitas nas redes sociais. 

Online

We have 35 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.