School Programme Against Fake News - SPAF

A Epralima está a desenvolver, no âmbito do Programa Erasmus + KA201 - Strategic Partnerships for school education, o projetoSchool Programme Against Fake News – SPAF, n. º 2020-1-FR01-KA201-080027.

Este projeto tem como objetivo promover a verificação de factos e o pensamento crítico entre alunos e professores, a fim de combater as notícias falsas e a desinformação online, em linha com a comunicação europeia.

As notícias falsas podem levar a várias consequências negativas relacionadas com o racismo, intolerância, xenofobia, discriminação, mas também produzem falsas crenças sobre temas relacionados com a saúde e a religião.

A parceria é constituída por oito parceiros, Cercle Augustin d'Hippone, França

International Institute of Applied Psychology and Human Sciences associazione culturale, Itália, SC PSIHOFORWORLD, Roménia, Mehmet Rifat Evyap Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi, Turquia, Namoi, Russian Federation (Rússia), EPRALIMA, Portugal, EMINEN STELL, Espanha e "Sv.Kliment Ohridski" High School, da Macedónia. O projeto é focado no contraste de notícias falsas, promove a troca de know-how e uma abordagem abrangente de um fenômeno que deve ser encarado internacionalmente. A cooperação de instituições de diferentes países dará uma contribuição adicional para a compreensão dos fenómenos e estratégias a aplicar para reduzir os efeitos negativos produzidos.

Entre as várias atividades desenvolvidas destacamos a elaboração de um Manual Online para Professores contra Notícias Falsas, a organização de um curso online aberto, para identificar notícias falsas entre alunos da escola e um estudo de Pesquisa Motivacional para a implementação de Programas Escolares contra Notícias Falsas.

As notícias falsas e a desinformação online são uma ameaça para todos os cidadãos, aumentam o discurso de ódio, racismo, discriminação e interferem, até, em aspetos como a saúde. O "Projeto Escolar Contra Notícias Falsas" é desenvolvido no sentido de aumentar a sensibilização e qualidade do ensino para contrariar as notícias falsas, promover o pensamento crítico dos alunos na análise da informação com o objetivo comum de aumentar o comportamento cívico e responsável.

Online

We have 39 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.