1.ª Reunião Transnacional do projeto “Qualifying Differences”

Realizou-se a 1.ª Reunião Transnacional do projeto “Qualifying Differences”, nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, em Arcos de Valdevez – Portugal, composto por uma parceria europeia com seis entidades de seis países europeus.

O Projeto “Qualifying Differences” é desenvolvido por uma parceria europeia constituída por 6 entidades de 6 países europeus: Portugal, França, Espanha, Grécia, República Checa e Itália. Tem por objetivo geral contribuir para o desenvolvimento de uma área Europeia de Competências, através do desenvolvimento de uma Plataforma Europeia para apoiar e assegurar o reconhecimento, a validação e a certificação de competências dos adultos com deficiência, realizadas noutros países Europeus, permitindo a combinação de abordagens teóricas e práticas, e alargando a ‘visão’ nacional à ‘visão’ europeia, no contexto da Educação e Formação de Adultos.

Os grupos-alvo deste Projeto são:

  • Coordenadores dos Centros de Reconhecimento, Validação, e Certificação de Competências;
  • Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências;
  • Formadores das diversas áreas de Competência-chave;
  • Representantes de outras instituições de educação e formação de adultos;
  • Instituições de apoio aos cidadãos com deficiência;
  • Empregadores;
  • Comunidade em geral.

Relativamente à gestão e monitorização serão realizadas 6 Reuniões Transnacionais:

  • 1ª Reunião – Arcos de Valdevez, Portugal;
  • 2ª Reunião – Málaga, Espanha
  • 3ª Reunião – Paris; França
  • 4ª Reunião – Dytiki Achaia, Grécia
  • 5ª Reunião – Saviano, Itália
  • 6ª Reunião – BRNO, República Checa

Onde todo o trabalho desenvolvido será monitorizado e avaliado, fazendo-se as adaptações/alterações necessárias para o bom desenvolvimento do mesmo.

O projeto prevê um conjunto de atividades estruturadas, co-partilhadas pela parceria, ao longo de 30 meses, de forma a desenvolver os seguintes produtos:

 1. Desenvolver um Booklet para empregadores e adultos com deficiência. Este abordará os vários tipos de deficiência e suas caraterísticas, assim como, a legislação que apoia os cidadãos com deficiência e os empregadores de cidadãos com deficiência.

2. Elaborar matrizes de correspondência entre as práticas das entidades dos vários países, no que respeita às metodologias reconhecidas e com caráter inovador no reconhecimento, validação e certificação de competências;

3. Conceber o manual "Balanço de Competências-Chave para a Certificação Escolar Universal" composto por guia metodológico para profissionais (guia descritivo da metodologia seguida) e bateria de ferramentas das várias etapas e subetapas do trabalho envolvido no processo de diagnóstico, reconhecimento, validação e certificação de competências dos adultos com deficiência. Este produto resulta da carência encontrada a nível nacional e internacional uma vez que cada entidade utiliza a sua própria metodologia;

4. Desenvolver uma Plataforma Digital Europeia inclusiva para apoiar e assegurar o reconhecimento, a validação e a certificação de competências a nível europeu. A plataforma terá integrada toda a metodologia desenvolvida no ponto anterior;

Em representação da EPRALIMA, entidade coordenadora, o projeto contou com a presença do Diretor Geral da Escola, Eng.º Rui Vieito, com a Coordenadora do Centro Técnico, Dr.ª Sandra Veloso, com a Técnica do Gabinete de Projetos Internacionais, Drª Céu Branco e com a Coordenadora do Projeto, Dr.ª Deolinda Silva.

Participaram, ainda, 2 representantes da UILDM Saviano, 2 representantes da CESUR, 2 representantes da E-Seniors e 2 representantes da Masarykova Univerzita.

A agenda de trabalho da reunião teve como principal objetivo o conhecimento pessoal dos parceiros e promoção da união e coesão para o alcance dos resultados esperados no projeto. Contribuiu, ainda, para uma melhor compreensão das próximas tarefas e etapas sobretudo, sobretudo no que toca ao desenvolvimento do Booklet “Entender a Diferença” direcionado aos empregadores e Cidadãos com deficiência.

De realçar que todos os parceiros têm experiência nas diferentes vertentes da Área da Educação e Formação de Adultos com deficiência. Esta diversidade de experiências, das entidades parceiras, será uma mais-valia e um ótimo ponto de partida para o sucesso do projeto. 

Online

We have 19 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.