“THE FOOTPRINTS OF CLIMATE CHANGE FROM ANATOLIA TO EUROPE”

PROGRAMA ERASMUS+
A EPRALIMA, acolheu entre dias 25 a 29 de março, uma reunião transnacional no âmbito do Projeto “THE FOOTPRINTS OF CLIMATE CHANGE FROM ANATOLIA TO EUROPE”. Este projeto é uma parceria entre escolas da Grécia, Turquia e Roménia.

Com as atividades deste projeto, pretende-se consciencializar os jovens estudantes para a necessidade da preservação ambiental, dando a conhecer o valioso património ambiental de cada uma das regiões dos parceiros envolvidos neste projeto, mostrando-se simultaneamente os impactos das alterações climáticas.

Os alunos e os professores acompanhantes, tiveram oportunidade de verificar “in loco” os efeitos das alterações climáticas nas praias do litoral do concelho de Esposende, nomeadamente na praia de São Bartolomeu do Mar, onde o efeito conjugado da alteração da circulação de inertes e a subida do nível da água do mar, deixaram esta praia sem areia, ficando apenas visível um amontoado de rochas soltas.

O grupo teve ainda oportunidade de visitar o Parque Nacional da Peneda-Geres, na zona do Mezio, onde realizaram um percurso pedonal e assistiram a um documentário educativo sobre a realidade desta importante área protegida. Nesta ocasião foi ainda abordada a problemática dos incêndios florestais e a sua ligação às alterações climáticas.

Foi organizada uma visita à Barragem de Lindoso, onde o grupo pode observar o funcionamento desta central hidroelétrica, aferir da importância da exploração das energias renováveis e os impactos destas instalações em termos paisagísticos e no meio ambiente circundante.

A atividade final desta reunião, consistiu numa visita à cidade do Porto, que incluiu uma visita à exposição “Corpo Humano – A Ciência da Vida”, patente na Alfândega do Porto, que é uma exposição impactante e muito informativa, onde foi possível conhecer por dentro e por fora o funcionamento do corpo e adotar hábitos mais saudáveis para a vida.

Online

We have 11 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.