Identificar o segredo do sucesso das empresas em tempo de crise!

"SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity"

De 11 a 15 de novembro de 2018, em Arcos de Valdevez, Portugal, decorreu o quarto programa de formação e de visitas de estudo do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, Training - Exchanges of Practices - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizado pela Epralima – Escola Profissional do Alto Lima.

Na presença de todos os parceiros, nomeadamente Polónia (Euro-Idea – Cracóvia), Portugal (Epralima - Arcos de Valdevez), Espanha (Fundation Trabajadores Siderurgia Integral – Barakaldo Bizkaia), Bulgária (Bulgarian Management Association – Blagoevgrad), Itália (Godesk – Potenza e Sharing Europe – Florença) e Grécia (EEO Group – Atenas), com o objetivo de investigar e identificar o segredo do sucesso das empresas, que no período de crise lhes permitiu superar dificuldades e sobreviver, muitas vezes aproveitando este momento para aumentar os seus mercados e volume de negócios, a Epralima, entidade organizadora promoveu formação sobre Empreendedorismo, onde procurou consciencializar para as competências do empreendedor e a sua importância para o sucesso das empresas, bem como a importância da formação constante para o empreendedor. Neste âmbito, visitou-se, também, a InCubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras onde foi relatado o apoio concedido ao empreendedor, de um modo geral. Houve, ainda, a oportunidade de visitar uma empresa incubada, nomeadamente a Acco Brands que destacou este apoio como fundamental para o desenvolvimento de novos produtos e consequentemente para a sobrevivência da empresa.

 

Prosseguiu-se a agenda com a visita à fábrica Afonso, Produção de Vestuário, Lda., que se dedica à confeção de camisas e que atravessa um momento auspicioso após um momento de crise profunda que poderia ter ditado o seu encerramento, mas dada a determinação e perseverança da proprietária e da sua equipa assume-se, hoje, como uma empresa de sucesso, não descurando o cumprimento de três fatores fundamentais: motivação da equipa, cumprimento dos prazos e qualidade.

Posteriormente, os parceiros puderam, ainda, visitar a empresa Sabores do Vez – Fumeiro Tradicional, Lda., que surgiu da vontade empreendedora manifestada pelo seu criador com o objetivo de preservar tradições ao produzir enchidos e fumados de qualidade como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos locais. Não obstante a sua recente criação, afirma-se como uma empresa em expansão e de sucesso, destacando como pontos essenciais a persistência, a estratégia de marketing e, sem dúvida alguma, a qualidade.

Houve, ainda, tempo dedicado a atividades de enriquecimento cultural de modo a contactarem com a riqueza local, quer a nível de património natural e arquitetónico quer a nível gastronómico.

Após o cumprimento da agenda do evento e para finalizar, foi redefinido o calendário para a próxima reunião e visita de estudo na Bulgária, a realizar no próximo ano, nos dias 5 e 6 de fevereiro e 11 a 15 de março respetivamente.

Online

We have 11 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.