Os valores da Educação Global - “Conflitos Mundiais e os Direitos Humanos”

Youth of the World: transformative power of global education - Strategic Partnerships in the Field of Youth

No âmbito do projeto Youth of the World, Erasmus+ 2017 Key Action 2, projeto n.º 2017-1-IT03-KA205-010978, a Epralima realizou várias sessões de informação sobre os valores da Educação Global, onde foram discutidos temas como “Conflitos Mundiais e os Direitos Humanos”.

Orientado para a inclusão de jovens na sociedade, este projeto dá especial importância aos trabalhadores juvenis e aos envolvidos na educação desses mesmos jovens, proporcionar uma melhor inclusão social, difundir uma sociedade multicultural e promover jovens trabalhadores devidamente qualificados, são alguns dos objetivos deste projeto. Um outro objetivo do projeto é compartilhar boas práticas sobre o uso da Educação Global, especialmente para envolver jovens, organizações juvenis, escolas e outras instituições interessadas, a fim de difundir o conhecimento sobre este tema e estimular a criação de novas estratégias de educação global nos países parceiros e em toda a Europa.

A difusão dos direitos humanos evoluiu ao longo do tempo, com a criação de documentos legais que proporcionam uma maior proteção aos indivíduos e de ações que interferem na liberdade fundamental e na preservação da dignidade humana. A maioria dos países também adotaram constituições e outras leis que protegem formalmente os direitos fundamentais básicos de cada pessoa, proporcionando maior efetividade nas relações internas e externas, mas, apesar de tudo, ainda parece utópico idealizar que esses direitos sejam amplamente respeitados pela comunidade internacional. Não há dúvidas de que os Estados têm como principal obrigação o seu próprio desenvolvimento económico e social, mas é fundamental, também, que eles favoreçam condições dignas às pessoas e nisso inclui-se o respeito aos direitos fundamentais de cada indivíduo, como os estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Numa altura em que os conflitos são diversos e “globais” convém analisarmos de que forma podemos contribuir para melhorar a nossa educação global e realizar mudanças urgentes a nível local, nacional e internacional.

Acreditamos que este projeto aborda múltiplas prioridades horizontais e setoriais, incluindo, mas não se limitando, aos temas identificados acima. Embora o grupo beneficiário alvo seja potencialmente amplo (aumentando o impacto potencial), também tem um foco específico em habilitar alguns dos grupos mais marginalizados de jovens, incluindo, entre outros, minorias étnicas e jovens imigrantes.

São parceiros neste projeto: CSE&Co. (International Center for Southern Europe) – Itália; U.S.B. United Societies of Balkans Astiki Etaireia - Grécia; ICDET- Mezhdunaroden Cental Za Razvitie na Obrazovanieto – Obuchenieto – Bulgária; D.P. - Development Perspectives – Irlanda; Epralima - Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. – Portugal; Future World Center – Cyprus Neuroscience and Technology Institute – Cyprus.

Online

We have 18 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.