Atuar localmente para afetar globalmente

Podemos atuar localmente e afetar globalmente?
Podemos falar globalmente e comunicar localmente?
Estas são as perguntas e o principal objetivo do nosso projeto: Juventude do Mundo: o poder transformador da educação global é a principal questão abordada nas várias fases do projeto: reuniões, pesquisa, formação, intercâmbio de boas práticas, kits de ferramentas e finalmente da Blended Mobility, uma conjugação de intercâmbio virtual e físico. Uma das fases cruciais deste projeto foi a formação realizada em Sófia, na Bulgária, há alguns meses.

A Educação Global não se refere apenas ao conhecimento sobre questões fundamentais como os direitos humanos ou futuro sustentável, mas também a uma atitude pessoal que é desenvolvida no dia-a-dia, tomando consciência do que acontece ao nosso redor e do impacto que podemos ter no todo, com as nossas pequenas ações.

De 17 a 21 de maio de 2018, foi realizado em Sófia, na Bulgária, o evento de formação da equipa "Juventude do Mundo: O poder Transformador da Educação Global", com a participação de seis países: Chipre, Itália, Bulgária, Portugal, Irlanda e Grécia.

A atividade contou com a participação de 24 animadores juvenis, educadores e staff de associações juvenis e organizações educativas de Itália, Irlanda, Portugal, Bulgária, Chipre e Grécia.

O objetivo do projeto foi disseminar a educação global junto dos membros das várias organizações envolvidas no projeto e das diferentes instituições locais, bem como experimentar o kit de ferramentas realizado na primeira fase do projeto "Juventude do Mundo".

Na primeira fase da formação, os participantes aprofundaram o tema da definição da educação global no setor da juventude e algumas técnicas específicas para a realização de atividades que exploram o conceito de interdependência entre os fenómenos, um dos pilares da educação global.

Outra questão abordada foi os passos necessários para organização de atividades com jovens, além daqueles já fornecidos pelo projeto, de modo a tornar os participantes capazes de adaptar o material proposto às necessidades dos seus próprios beneficiários.

Durante a segunda fase de formação, os jovens trabalhadores dos países parceiros do projeto participaram em atividades cujo objetivo principal foi promover e experimentar uma versão preliminar do kit de ferramentas, que é um dos principais resultados de todo o projeto. O YoW é um projeto focado em métodos de educação não formal, inclusivos, para aumentar as capacidades dos trabalhadores jovens e aqueles que trabalham com jovens de diferentes origens sociais e culturais. Essa fase foi muito importante, pois permitiu que os parceiros reunissem todos os elementos úteis para tornar o kit de ferramentas do projeto mais eficaz, por exemplo:

  • Soluções gráficas mais envolventes;
  • Mais elementos visuais;
  • Relatar possíveis alternativas;
  • Inserir sugestões ou detalhes metodológicos.

A formação mostrou-se particularmente significativa para estreitar um relacionamento ainda mais próximo entre os parceiros e seus representantes, o objetivo era verificar a possibilidade de melhorar o desempenho de algumas atividades, uma premissa importante para a execução bem-sucedida das ações do projeto.

O objetivo do projeto é compartilhar as melhores práticas do uso da Educação Global e Perspetivas Globais, envolvendo jovens, organizações juvenis e outras instituições interessadas, a fim de disseminar a conscientização sobre o tema e estimular a criação de novas Estratégias Globais de Educação em países parceiros do projeto e na Europa em geral. Voltamos a encontrar-nos na próxima mobilidade de formação em novembro [1].

Algumas fotos do poder transformador da Educação Global devem ser destacadas – uma incrível formação em Sófia, Bulgária!

Foram dias muito criativos e informativos! Vamos lá à educação global!

https://www.facebook.com/icdetv/videos/2134113973282974/?hc_ref=ARSNnMOddYlH8HgEKA0g3Vk5eB1G2SEMZwg022AP1iJTGwW8BeJ7f515D4xVFQPK_n0&fref=gs&dti=214819352436530&hc_location=group

https://www.facebook.com/icdetv/videos/t.868085367/1040727496088203/?type=2&video_source=user_video_tab

http://www.youthoftheworld.eu/

Online

We have 20 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.