Colóquio - “Ecoturismo e o Desenvolvimento Sustentável”

Decorreu na EPRALIMA, quinta-feira, dia 10 de maio, no auditório da sede, em Arcos de Valdevez, o seminário “Ecoturismo e o Desenvolvimento Sustentável” no âmbito do projeto E.E.F. Ect. European Education Fostering Ecotourism 2017-1-IT01-KA204-036713, do programa Erasmus+.

O diretor da Epralima, Eng.º Rui Vieito abriu o seminário realçando que a Epralima tem um departamento de projetos e que neste momento estão em curso cerca de 20 projetos ligados a diferentes áreas e temáticas, abrangendo neste momento um elevado número de colaboradores, técnicos e professores da Epralima. Em relação a este projeto: EEFEct ligado ao ecoturismo, mencionou que o seu desenvolvimento é de extrema importância para a nossa região e para o nosso concelho, uma vez, que temos como expoente máximo a fauna e a flora e somos um dos concelhos com maior incidência no Parque Nacional Peneda-Gerês, deixou também uma palavra de apreço aos coordenadores do projeto André Mor e Fátima Sá pelo empenho e profissionalismo.

Seguiu-se a intervenção do presidente do Município de Arcos de Valdevez e da direção da Epralima, Dr. João Manuel Esteves, que falou sobre a importância da preservação e valorização do património natural do concelho de Arcos de Valdevez, destacando algumas das iniciativas que o município tem desenvolvido sobre esta temática e também a forma como os arcuenses recebem os seus visitantes.

Na sua intervenção, a Engª. Sónia Almeida falou sobre a função da ADERE-PG no desenvolvimento e na preservação desta área protegida, assim como, o seu contributo para o desenvolvimento do Ecoturismo na região e no equilíbrio entre o homem e a natureza.

O Eng.º Rui Leal, das “Casas de Além”, informou os presentes sobre atividades que podem ser desenvolvidas no ecoturismo, nomeadamente sobre a hotelaria no meio da natureza. Frisou a construção de uma consciência em torno dos valores de sustentabilidade ambiental, necessários para o desenvolvimento de uma atividade que possa contribuir para a dinamização da economia local.

No final foi hasteada a bandeira conquistada no âmbito do programa “Eco-Escolas” um projeto educativo internacional promovido pela organização não-governamental europeia “Fundação

para a Educação Ambiental” e apoiado pela Comissão Europeia, uma vez que a Epralima é uma escola certificada, na promoção de valores ambientais e na formação cívica dos nossos alunos na gestão ambiental e em valores de preservação e respeito pela natureza.

Online

We have 18 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.