Projeto “European Adults: Training and Internationalization”

Projeto “European Adults: Training and Internationalization” | 2nd Meeting – Paris, França

Realizou-se a 2ª reunião transnacional do projeto n.º 2017-1-PT01-KA204-035967, nos dias 17 e 18 de Abril de 2018, na Rua du Cambodge em Paris. Estiveram presentes os seis países do projeto, nomeadamente: Portugal, França, Espanha, Finlândia, Itália e Polónia.

Em representação da EPRALIMA, entidade coordenadora, o projeto contou com a presença das duas coordenadoras do projeto: Deolinda Silva e Sónia Esteves. Os restantes parceiros fizeram-se representar de acordo com o seguinte:

  • CIPFPM – Centro Integrado Público de Formación Profesional Misericordia – Espanha (2 pessoas);
  • E-SENIORS: Initiation des Seniors aux NTIC Association – França (2 pessoas);
  • Viteco S.r.l. – Vitale Tecnologie Comunicazione – Itália (1 pessoa);
  • Learning for Integration ryFilandia (1 pessoa);
  • Fundacja “AKTYWNI XXI” – Polónia (1 pessoa).

Toda a reunião teve como principal foco de trabalho o desenvolvimento do Output n.º 1 do projeto, isto é, a elaboração e criação do Manual Metodológico "Balanço de Competências-Chave para a Certificação Escolar Universal" que vai assegurar o reconhecimento, a validação e certificação de adultos. Este produto intelectual nasce a partir da necessidade de uma prática inovadora no contexto da Educação e Formação de Adultos a nível europeu, prática essa, que prevê desenvolver abordagens mais abertas e flexíveis e instrumentos de diagnóstico, avaliação e acreditação/validação de conhecimentos e competências para encorajar a formação ao longo da vida, quer a nível nacional quer a nível europeu.

Todas as entidades fizeram apresentações do trabalho realizado com a certificação de competências (formais e não formais) com os adultos, assim como, demonstraram e exemplificaram todo o processo pelo qual o adulto passa através da visualização dos diversos documentos utilizados para o reconhecimento, validação e certificação de competências.

Foi apresentada, pelas coordenadoras do projeto, uma proposta de estrutura para o manual que obteve parecer favorável quanto aos temas a abordar. O manual vai ser composto por uma parte inicial e geral de contextualização do tema e seus objetivos, por um guia metodológico para profissionais e por um conjunto de ferramentas específicas de reconhecimento, validação e certificação de competências destinado aos adultos. Foram estabelecidas datas de trabalho a cumprir pelos parceiros de acordo com as responsabilidades assumidas na reunião.

Este output será alvo de um Training Event agendado para a primeira semana de Outubro, a realizar em Paris – França destinado a profissionais que trabalhem com o reconhecimento, validação e certificação de competências de adultos.

A disseminação do projeto e das suas atividades foi realçada e reforçada em termos de atividades a levar a cabo por cada um dos parceiros.

A terceira reunião transnacional ficou agendada para os dias 7 e 8 de Novembro na Polónia.

Online

We have 49 guests and one member online

  • 30124

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.