Palestra - "Igualdade de Género: perspetivas”

A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Dr.ª Rosa Monteiro, esteve no passado dia 19 de janeiro, na Epralima, onde participou na palestra “Igualdade de Género: perspetivas”.

No evento, referiu a importância da escola na desconstrução dos diversos estereótipos, sublinhando a tarefa primordial dos diversos agentes de mudança enquanto contributo para uma sociedade mais democrática, solidária e justa.

A Epralima trilha um caminho sustentado que tem vindo a possibilitar aos seus alunos um desenvolvimento integral das diversas dimensões da sua identidade. Neste sentido, esta palestra surge como mais um instrumento de formação destes alunos, agregando as diversas iniciativas que se têm promovido e cujo objetivo é contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa e impulsionadora da mudança, contribuindo assim para a transformação de paradigma relativamente à questão da Igualdade de Género.

O evento contou ainda com a intervenção do Presidente da Direção da Epralima, Dr.º João Manuel Esteves, da Diretora Pedagógica da Epralima, Prof.ª Cândida Silva, da Dr.ª Dora Brandão e da Dr.ª Augusta Trigueiro.

A Senhora Secretária de Estado, Dr.ª Rosa Monteiro, pode também contemplar a exposição de trabalhos elaborados pelos alunos da Epralima, no âmbito do programa PRESSE,  sobre a temática da Igualdade de Género.

A existência de desigualdade nas relações de género merece uma intervenção integrada nas várias esferas da sociedade, com vista à promoção de uma plena Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres. A desigualdade salarial nas mesmas funções em prejuízo da mulher, até mesmo quando esta tem formação superior idêntica à do homem, uma realidade onde as mulheres continuam a ser a população ativa que mais trabalha com baixos salários e em condições precárias, sendo associadas a tarefas mais banais como as tarefas de casa. No que diz respeito ao “combate” aos estereótipos da “ordem social de género”, sem qualquer sombra de dúvida, muito mais “duros” para as mulheres, a educação é a base da mudança. Todas as pessoas, em todas as idades, assumem indiscutivelmente um caráter essencial na mudança de mentalidades, e a Educação assume o papel principal, sendo, portanto, fundamental incutir nos jovens alunos a importância desta temática para o desenvolvimento da nossa sociedade. 

Online

We have 17 guests and one member online

  • 30124

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.