“Educação para tod@s” na Epralima

O Centro Qualifica da EPRALIMA é uma valência bastante significativa no que toca à qualificação e melhoria da empregabilidade dos/as adultos/as. O objetivo é proporcionar, de forma integrada e capitalizável, diferentes soluções à população que por alguma razão se viu impossibilitada de concluir o ensino escolar ou não tem as suas competências profissionais reconhecidas.

A vasta e diversificada equipa de trabalho associada ao desenvolvimento dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, quer a nível escolar quer a nível profissional, procura corresponder diariamente com abordagens/metodologias inovadoras, motivadoras e significativas para os/as adultos/as.

Na área de abrangência deste Centro Qualifica, nomeadamente, nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, vários/as foram os/as adultos/as que conseguiram elevar as suas qualificações escolares (obtendo o 6.º, 9.º e/ou 9.º ano) ao longo do ano. Entre os muitos exemplos, relembramos aqui algumas situações:

1 | Jorge Alves Brito Mota, natural de Rebordões St.ª Maria, concelho de Ponte de Lima, com muita experiência na área da construção civil, tanto a nível nacional como internacional mas desempregado, investiu na certificação do 9.º ano de escolaridade.

2 | Maria de Nazaré Gonçalves Pereira, natural de Eiras, concelho de Arcos de Valdevez, deixou a escola muito cedo para ajudar nas despesas da casa. Emigrou com 17 anos e o seu percurso profissional foi construído na Suíça na área da Hotelaria e Restauração. Regressou a Portugal em finais de 2016 e face à situação de desempregada decidiu apostar na certificação escolar. Começou receosa pela falta de vocabulário mas a sua dedicação foi tal que até ao momento já conseguiu certificar o 2.º e 3.º ciclo de escolaridade. Entretanto conseguiu emprego na Multinacional Sarreliber e faz intenção de obter a certificação do nível secundário.

3 | Marlene de Fátima Martins Fernandes, residente na vila e concelho de Ponte de Lima, colaboradora no Hotel Império de Ponte de Lima que começou a trabalhar na área da restauração com apenas 13 anos. A escolaridade não foi prioridade mas sim a recompensa que o trabalho na área lhe trazia a nível pessoal e financeiro. Agora, com a sua carreira profissional estabilizada e bem reconhecida decidiu investir em termos pessoais e terminar o secundário.

4 | Pedro Xavier Fernandes Tenente, residente em Vila Nova de Muía, concelho de Ponte da Barca, funcionário de uma empresa dedicada a instalação de canalizações, ligações de gás, climatizações, colocação de painéis solares e a sua respetiva ligação. Decidiu apostar no aumento das suas habilitações escolares através de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências escolares de nível secundário.

5 | Cláudia Margarida Dantas Pinto Gomes, natural do concelho de Arcos de Valdevez, funcionária de um lar de idosos sentiu a necessidade pessoal de fazer um investimento pessoal a nível da certificação escolar. Deixou a escola logo que concluiu o 6.º ano e conseguiu agora a certificação do 9.º ano de escolaridade.

6 | Duarte Nuno Pereira Garrido, residente em Ponte da Barca, concelho de Ponte da Barca. Tem uma enorme paixão pela fotografia, atividade profissional que já exerceu no passado mas que atualmente apenas ocupa o lugar de hobbie. Concluir a escolaridade a nível secundário, era um sonho há muito adiado e uma necessidade a nível profissional, daí ter procurado e Centro Qualifica e ter desenvolvido um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares.

7 | Davide Xavier Pereira Carvalho, natural de Fafe mas residente na vila e concelho de Ponte de Lima, a desempenhar funções na Borgwarner - multinacional do ramo automóvel. Decidiu inscrever-se no Centro Qualifica porque acreditava que com apenas o 2.º ciclo nunca teria oportunidade de se tornar chefe de equipa na empresa. Dedicou-se e empenhou-se no seu processo e conseguiu não apenas a certificação do 3.º ciclo mas também a certificação do nível secundário. Agora sim, o próximo objetivo a concretizar será o de ascender a chefe de equipa na Borgwarner.

Em suma, o trabalho realizado no Centro Qualifica é bastante aliciante e motivador porque cada nova aquisição/requalificação de conhecimentos é uma vitória partilhada e demonstrada pelo/a adulto/a. Faz-se jus ao lema “Educação para Tod@s”, possibilitando o acesso à educação a pessoas que de outra forma, não teriam oportunidade/hipótese de assimilar e adquirir novos conhecimentos.

O Centro Qualifica funciona de segunda a sexta-feira, em horário laboral e/ou pós-laboral (dependendo da disponibilidade dos/as adultos/as) em qualquer um dos concelhos mencionados anteriormente e as inscrições encontram-se sempre abertas. Existem grupos em funcionamento, quer em horário laboral quer pós-laboral e, se é sua intenção obter uma qualificação escolar (até ao 12.º ano) ou qualificação profissional (reconhecimento de competências profissionais) poderá fazê-lo dirigindo-se à escola ou utilizando os seguintes contactos:

Tlf.: 258 520 327 - Inscrição online em www.epralima.com

Online

We have 31 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.