Projeto “European Adults: Training and Internacionalization” - Kickoff Meeting em Ponte de Lima e Arcos de Valdevez

Realizou-se a 1.ª Reunião Transnacional do projeto “European Adults: Training and Internacionalization”, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2018, respetivamente em Ponte de Lima e Arcos de Valdevez – Portugal, composto por uma parceria europeia com seis entidades de seis países europeus.

No contexto da qualificação escolar dos adultos pretende-se contribuir para o desenvolvimento de dois grandes objetivos: - Elaboração e criação do Manual Metodológico “Balanço de Competências-Chave para a Certificação Escolar Universal”. - Desenvolvimento de uma Plataforma Digital Europeia de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

Em representação da EPRALIMA, entidade coordenadora, o projeto contou com a presença do Diretor Geral da Escola, Eng.º Rui Vieito, com a Coordenadora do Centro Técnico, Dr.ª Sandra Veloso e com as Coordenadoras do Projeto, Dr.ª Deolinda Silva e Dr.ª Sónia Esteves. Contou também com a presença da Dr.ª Eugénia Inácio, em representação da Agência Nacional Portuguesa Erasmus+, Técnica responsável pelo acompanhamento e monitorização do projeto.

O projeto contou ainda com a presença de representantes do CIPFPM – Centro Integrado Público de Formación Profesional Misericordia – Espanha (6 pessoas); E-SENIORS: Initiation des Seniors aux NTIC Association – França (2 pessoas);Viteco S.r.l. – Vitale Tecnologie Comunicazione – Itália (2 pessoas); Learning for Integration ry – Filandia (1 pessoa); Fundacja “AKTYWNI XXI” – Polónia (2 pessoa).

A agenda de trabalho da reunião teve como objetivo o conhecimento pessoal dos parceiros e promoção da união e coesão para o alcance dos resultados esperados no projeto. Contribuiu para o início dos trabalhos das entidades parceiras no que respeita à recolha de informação sobre a orientação, reconhecimento, validação e certificação de competências dos adultos, especificamente, sobre os mecanismos e as estratégias a usar no desenvolvimento do Output n.º 1 – Manual Metodológico "Balanço de Competências-Chave para a Certificação Escolar Universal". Este produto intelectual nasce a partir da necessidade de uma prática inovadora no contexto da Educação e Formação de Adultos a nível europeu, prática essa, que prevê desenvolver abordagens mais abertas e flexíveis e instrumentos de diagnóstico, avaliação e acreditação/validação de conhecimentos e competências para encorajar a formação ao longo da vida, quer a nível nacional quer a nível europeu.

De realçar que todos os parceiros têm experiência nas diferentes vertentes da Área da Educação e Formação de Adultos, isto é, na certificação escolar, na certificação profissional e na formação de competências transversais. Tendo como propósito desenvolver ferramentas inovadoras para a certificação escolar a EPRALIMA considera que o leque variado das experiências das entidades parceiras será uma mais-valia e um ótimo ponto de partida para o sucesso do projeto. 

Online

We have 83 guests and one member online

  • 30124

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.