Projeto EURspace: “European Initial Vocational Training Recognition Gateway”

Ralizou-se a 5ª reunião do projeto n.º 2015-1-PT01-KA202-013119, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2017, em Perugia - Itália, com o intuito/objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um Espaço Europeu de Competências e de Qualificações, através do desenvolvimento de uma Plataforma Digital Europeia para apoiar e assegurar o reconhecimento, a validação e a certificação de resultados de aprendizagem, adquiridos noutro país Europeu, por estudantes do ensino e formação profissional inicial, que participam em Programas de Mobilidade Europeia. Em representação da EPRALIMA, entidade coordenadora, o projeto contou com a presença de Sónia Esteves e Céu Branco. Contou também com a presença da Dr.ª Ana Cunha, em representação da Agência Nacional Portuguesa, técnica responsável pelo acompanhamento do projeto no âmbito do Programa Erasmus+.

O projeto contou ainda com a presença de 14 parceiros de acordo com o seguinte:

  • ü  Associazone CNOS FAP Regione Umbria – Itália (4 pessoas);
  • Vilnius Tourism and Commerce School – Lituânia (2 pessoas);
  • Zeynep Mehmet Dönmez Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi – Turquia (2 pessoas);
  • Inercia Digital – Espanha (2 pessoas);
  • Heziketa Teknikoko Elkartea (HETEL) – Espanha (1 pessoa);
  • Sustainable Develoment Management Institute (SDMI) – França (1 pessoa);
  • Colegiul Tehnic Gheorghe Cartianu – Roménia (2 pessoas).

Feito o ponto da situação, discutiram-se questões pedagógicas relativas ao Kit Pedagógico EURspace, um importante Produto Intelectual do projeto, que é composto por um Guia Metodológico para Profissionais e por uma Bateria de Instrumentos elaborados por referência a uma metodologia comum/transversal aos países envolvidos no âmbito do ensino e formação profissional de jovens. Terá um caráter pedagógico, informativo, formativo, descritivo, sustentável e interativo, pois estará disponível na Plataforma Digital Europeia que tem como objetivo apoiar o reconhecimento, a validação e a certificação de unidades de formação correspondentes a resultados de aprendizagem desenvolvidos por aprendentes do ensino e formação profissional inicial, durante a sua participação em Programas de Mobilidade Europeia. Foi apresentado pela entidade coordenadora a estrutura do Guia de Apoio à Compreensão do ECVET para Jovens em Formação Profissional Inicial, que se pretende que tenha uma linguagem simples, clara e objetiva. 

Foram atribuídas responsabilidades e datas a cumprir para o desenvolvimento das atividades, agendado o Training Event para abril de 2018 que se destina a 5 dias de formação para profissionais (provenientes da cada país parceiro) que trabalhem ou venham a trabalhar com a metodologia, discutidas formas de disseminação do projeto e agendada a data da última reunião a realizar na França, no mês de julho de 2018.

Online

We have 96 guests and no members online

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.