O Medievalismo em Ponte de Lima

No passado dia 16 de novembro, a turma 1º Z do Curso Técnico de Desenho Digital 3D apresentou, na delegação da Epralima de Ponte de Lima, um trabalho que teve como pano de fundo a Época Medieval.

A atividade, intitulada “O Medievalismo em Ponte de Lima”, foi preparada no âmbito de diferentes disciplinas (Português, TIC -Tecnologia de Informação e Comunicação e CRD – Construção e Representação Digital), contudo a ideia surgiu numa aula de português em que se abordava a poesia trovadoresca. O desafio surgiu a partir da curiosidade de saber-se se havia algum trovador medieval neste concelho ou na região, mas rapidamente esta ideia se alargou à Época Medieval e aos vestígios desta na vila mais antiga de Portugal.

O trovador foi encontrado – Fernão Rodrigues de Calheiros – e vários locais/monumentos documentavam o período medieval.

Assim sendo, os alunos elaboraram folhetos informativos com toda a informação recolhida, documentaram com desenhos e fotos e aprofundaram o conhecimento sobre o referido trovador medieval e suas cantigas.

Terminada a pesquisa e tratamento da informação, chegou o momento de expor o trabalho final.

Este decorreu com pompa e circunstância, com decoração e algum vestuário da época, e consistiu numa apresentação levada a cabo por todos os alunos da turma, num contexto de sala de aula em que o público foi a turma Y, também ela do primeiro ano que estava a abordar a temática, acompanhada de alguns professores das turmas e da direção pedagógica da escola, que no final deu os parabéns os alunos pela belíssima prestação.

As professoras que acompanharam este trabalho ficaram orgulhosas dos seus alunos e lançaram o desafio a outras turmas da escola para a realização de outras atividades como esta. 

Online

We have 29 guests and one member online

  • andrea

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.