ERASMUS+: New Technologies for Handicraft

Um dos setores económicos mais importantes da Europa é o Artesanato, em que as pequenas empresas empregam mais de 66% da força de trabalho. Na Europa, as pequenas empresas e unidades artesanais são uma área fértil para a criação de ideias empresariais e em contrapartida, uma elevada fonte de empregos. No entanto, o setor Artesanal está a enfrentar grandes mudanças devido ao uso das novas tecnologias e tendências do mercado o que exige proporcionar novas oportunidades de negócio, e maior adaptação nos perfis profissionais.

Surgiu, neste sentido, o projeto NTH_New Technologies for Handicraft (projeto n.º 2016-1-SE01-KA202-022143), cujo objetivo principal é a criação de uma Parceria Estratégica direcionada ao alinhamento dos sistemas de Educação e Formação Profissional (EFP) com as necessidades/oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, criando vínculos mais estreitos entre as empresas e a comunidade. Os países participantes neste projeto são: Itália, Polónia, Portugal e Suécia.

A primeira reunião de projeto ocorreu em Janeiro de 2017 em Haparanda (Suécia) entre os dias 18 e 20 de janeiro, com a participação de Céu Branco e Sónia Esteves, a representar a Epralima (entidade parceira do Projeto), sendo os principais objetivos: conhecer as entidades parceiras e apresentação das regras e regulamentos administrativos do projeto, assim como a distribuição de tarefas entre a parceria.  

Ao longo destes seis meses, recolheu-se informação sobre as ofertas formativas existentes na área do artesanato, em cada país parceiro, com o intuito de comparar os sistemas formativos no sentido de criar módulos específicos de aprendizagem.

Os módulos serão construídos de forma a estarem em conformidade com os padrões dos países parceiros e serão inseridos numa plataforma e-learning que também contará com um guia instrutivo. Para além dos módulos, serão criadas sessões tutoriais, com vídeos, sobre as técnicas mais antigas.

A segunda reunião do projeto realizou-se em Perugia, Itália, entre os dias 27 de junho e 01 de julho, 2017, com a participação de Céu Branco e Sandra Veloso, a representar a Epralima. Aproveitou-se esta reunião para discutir o plano de disseminação, assim como a organização da plataforma e questões pertinentes sobre a organização dos módulos que irão constar na plataforma. 

Online

We have 66 guests and 2 members online

  • 30126
  • 10037

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.

Efetue login para aceder à documentação